20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba poderá reabrir shoppings e comércio a partir de segunda-feira; entenda como vai funcionar retomada

Jovem Pan
Postado em: 27/05/2020

Compartilhe esta notícia:

IPA Online, com informações da Jovem Pan News

O governador do estado de São Paulo, João Doria, anunciou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (27) que o estado passará a funcionar em esquema de “quarentena inteligente” a partir de 1º de junho. Até o momento, São Paulo – o estado mais afetado pelo novo coronavírus, que causa a Covid-19 – havia adotado a quarentena homogênea, permitindo apenas o funcionamento de atividades essenciais. Agora, no entanto, de acordo com o governo, serão observadas as heterogeneidades de cada região.

“A partir de 1º de junho, por 15 dias, manteremos a quarentena com retomada consciente de algumas atividades econômicas no Estado”, declarou Doria. Em São Paulo, a quarentena homogênea, em todo o território, teve início no dia 24 de março.

O Governo de São Paulo classificou o Estado em 18 regiões de saúde levando em conta a capacidade hospitalar e a evolução da pandemia. Elas serão avaliadas e encaixadas, semanalmente, em 5 fases de reabertura.

Sorocaba e toda a região metropolitana da cidade estão na fase 2. Nela, iniciam-se aberturas com restrições dos seguintes setores: atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings centers. Segundo o governo, esses setores poderão funcionar desde que observadas as restrições de fluxo, horário e medidas de distanciamento.

No caso dos shoppings, será autorizado o funcionamento com 20% da capacidade e 4 horas de funcionamento diário e controle do uso da praça de alimentação, explica o governo.

De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Social, Patrícia Ellen, já estão disponíveis, no site do Plano São Paulo, 60 protocolos e mais de 500 diretrizes que servem como recomendações aos setores que vão retomar as atividades. Confira aqui.

Fases e divisão de regiões

O Governo de São Paulo classificou o Estado em 18 regiões de saúde levando em conta a capacidade hospitalar e a evolução da pandemia. Elas serão avaliadas e encaixadas, semanalmente, em 5 fases de reabertura.

De acordo com a economista Ana Carla Abrão, membro do Comitê Econômico, a cada 15 dias uma região pode evoluir para a fase seguinte ou então retrair para a fase anterior.

Segundo o governo, cada região e cidade poderá estar em diferentes fases e caberá aos próprios municípios gerir e acompanhar a retomada e abertura do comércio. O uso de máscaras, distanciamento, fluxo de pessoas dentro de comércio e lojas e medidas sanitárias estão mantidos.

O governo, no entanto, não anunciou datas específicas para cada fase entrar em vigor e explicou que dependerá dos índices de cada região. A partir da observação diária de leitos hospitalares e incidência de casos da Covid-19, as regiões poderão evoluir ou regredir nas fases anunciadas.

Entenda como funcionará cada fase de retomada:

Fase 1: Apenas indústria essencial – que é a quarentena que estará vigente até este domingo (31).

Fase 2: Iniciam-se aberturas com restrições dos seguintes setores – atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings centers. Segundo o governo, esses setores poderão funcionar desde que observadas as restrições de fluxo, horário e medidas de distanciamento.

No caso dos shoppings, será autorizado o funcionamento com 20% da capacidade e 4 horas de funcionamento diário e controle do uso da praça de alimentação, explica o governo.

Fase 3: Bares, restaurantes e salões de beleza entram para lista de estabelecimentos que poderão voltar a operar com as mesmas medidas de distanciamento, fluxo e horário.

Fase 4: Academias voltam a funcionar respeitando as medidas já anunciadas pelo governo estadual.

Fase 5: ‘Normal controlado’ com todos os setores incluindo eventos, teatro, cinemas que passarão a funcionar com protocolos.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura vai multar empresa por fogos com barulho na avenida Paulista

Votorantim decreta `toque de recolher´ e aplicará multa de mais de R$ 2,2 mil para reuniões caseiras

Programa de acolhimento devolve crianças institucionalizadas ao núcleo familiar

Operação Hemera prende 4 pessoas em Sorocaba 

Janaina Paschoal diz que está sendo constrangida por deputado e ameaça ‘arrebentá-lo’

Aulas na rede municipal de Sorocaba estão suspensas até 29 de maio