A partir desta segunda-feira (12) a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES) inicia a vacinação de sarampo em crianças entre seis e 11 meses de idade nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A nova medida acontece em decorrência do momento epidemiológico atual do Estado de São Paulo. A cidade já registrou 10 casos da doença em 2019. A estimativa é que 3.500 crianças dessa faixa etária sejam vacinadas.
De acordo com a SES, as crianças vacinadas entre seis e 11 meses de idade deverão se imunizar novamente com a vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) quando completarem um ano. E aos 15 meses, deverá ser feita a vacinação da Tetraviral (SCR-Varicela). O intervalo mínimo entre a vacina SCR aplicada nos menores de um ano de idade e a dose da vacina SCR aplicada a partir de 12 meses, deverá ser de 30 dias.
Além desse novo público, o esquema vacinal contempla pessoas entre 1 e 29 anos de idade (duas doses com intervalo mínimo de 30 dias) e pessoas entre 30 e 59 anos de idade (uma dose). Cidadãos com 60 anos ou mais de idade não precisam ser vacinados.
Na última sexta-feira (9) Sorocaba recebeu 4 mil doses da SCR, mas já solicitou ao Estado mais vacinas, pois essa quantidade não será suficiente para realizar a vacinação de rotina e nas ações de bloqueio. Para consultar o endereço e o horário de funcionamento das 32 UBSs, basta acessar o link – http://saude.sorocaba.sp.gov.br/.
Recebimento de vacinas BCG e VOP
A Secretaria da Saúde (SES) recebeu nesta última sexta-feira (9) mil doses da vacina BCG e duas mil da VOP, ambas se encontravam em falta nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba. Ainda há ausência de vacinas Pentavalente, Tetraviral e DTP.
Sempre que o estoque fica reduzido, a Secretaria da Saúde de Sorocaba solicita ao Estado a reposição das doses. Até o momento não foi apontado a Sorocaba uma previsão para a entrega das vacinas com estoque zerado.