20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba inicia procedimento cirúrgico inédito no SUS para atender pacientes renais

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 30/09/2021

Compartilhe esta notícia:

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, anunciou, na manhã desta quarta-feira (29), o início do procedimento cirúrgico Lico Laser, também conhecido como ureterorrenolitotripsia. A cirurgia a laser minimamente invasiva é inédita no SUS e atenderá, nesta primeira etapa, 50 pacientes que aguardam, há anos, pela assistência.

 

A novidade foi anunciada no auditório da Santa Casa, com a presença do presidente da Irmandade, Padre Flávio Jorge Miguel Júnior; do secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues; do médico urologista da Santa Casa, Dr. Auro César de Araújo, além dos pacientes que passarão por esse inédito procedimento na cidade.

 

A ureterolitotripsia endoscópica é um procedimento para o tratamento de cálculos ureterais. Sem exigir nenhum tipo de incisão, essa intervenção cirúrgica é indicada para remover pedras que estão localizadas no ureter, obstruindo o rim, de forma que não conseguem ser eliminadas naturalmente pelo organismo.

 

Com uma câmera na ponta, o aparelho é inserido pela uretra, passa pela bexiga e entra no canal ureteral. Após identificação do cálculo, o fragmenta com laser e remove os pequenos pedaços com auxílio de uma pinça em forma de cesta.

 

O prefeito Rodrigo Manga enfatizou que, até então, o avançado procedimento Lico Laser só era realizado na rede particular. “As pessoas que sofrem com pedras nos rins na nossa cidade terão dignidade. Há mais de três anos esses pacientes esperam por essa cirurgia. Agora, por meio dessa parceria entre Prefeitura de Sorocaba e Santa Casa, vamos atender a população com essa cirurgia inédita no SUS. E isso é só o começo de todos os procedimentos que vamos zerar em Sorocaba, por meio dos mutirões da saúde”, frisa.

 

“As antigas gestões não priorizaram esses pacientes e eles ficaram desassistidos. Neste atual governo, assim que assumimos, já começamos a trabalhar em prol da população para ampliar os atendimentos na rede municipal de Saúde e, hoje, podemos anunciar mais uma conquista à cidade”, destaca o secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues.

 

O presidente da Irmandade, Padre Flávio Miguel Júnior, parabenizou o prefeito Rodrigo Manga por estar resolvendo definitivamente um problema que o município vive há anos. “É um momento histórico para a cidade e o prefeito está honrando seu compromisso com o povo sorocabano”, afirma.

 

A paciente de 55 anos Marli Domingas dos Santos conta que aguardou por essa vitória há quatro anos. “É um momento de muita alegria e gratidão à Prefeitura e à Santa Casa, por iniciarem esse procedimento que melhorará a saúde de muitas pessoas”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com câncer no sistema digestivo, prefeito Bruno Covas decide se licenciar do cargo

ANS não inclui droga inovadora para câncer de mama em rol de tratamentos

Bolsonaro patina para cumprir promessas de campanha após primeiro ano de governo

Sorocaba registra 154 casos novos da Covid-19 em 24 horas

Votorantim inicia reforço escolar em escolas municipais 

Motociclista morre após sofrer acidente na rodovia SP-79 em Itu