A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), dá início, nesta segunda-feira (15), à campanha contra a tuberculose. A ação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas unidades de urgência e emergência (UPHs, PAs e UPA), no SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado) e segue até o dia 29 de março.

A campanha tem como objetivo informar a população sobre os sintomas da doença e encorajar as pessoas para que façam o exame de escarro, caso apresentem os sinais característicos. No ano de 2021, Sorocaba registrou 23 casos da doença, número considerado baixo.

É importante lembrar que cerca de 90% dos casos de tuberculose apresentam a forma pulmonar e, destes, 60% são bacilíferos. Os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença e a descoberta precoce, por meio da busca ativa do sintomático respiratório (SR), é uma importante medida para interromper a cadeia de transmissão, desde que acompanhada pelo tratamento adequado.

Para o indivíduo que está com tosse há mais de três semanas, a orientação é procurar uma unidade de saúde, para que seja examinado e realize o exame de baciloscopia, mais conhecido como exame de escarro. Depois de 48 horas, o paciente tem o resultado. Caso seja positivo, o mesmo é direcionado para o tratamento, que é realizado na Policlínica Municipal, por meio do Programa de Controle da Tuberculose.