26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba foi classificada para participar do Revelando SP On-line

Agência Sorocaba
Postado em: 06/11/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult), foi selecionada, mais uma vez, para integrar a 23ª edição do Revelando SP que, neste ano, acontece de modo on-line, com transmissão direta, entre novembro e dezembro, segundo a organização.

Maior evento da cultura tradicional paulista, o ‘Revelando’ é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, com produção dos Amigos da Arte.

Sorocaba mostra e conta sua história e culturas no Revelando SP há mais de 10 anos. O evento sempre reuniu milhares de  pessoas em visita aos estandes de artesanato, comidas típicas e apresentações artísticas que levavam, inclusive, o tropeirismo sorocabano e suas influências de modo a potencializar o conhecimento do público acerca de uma das mais importantes etapas do desenvolvimento do Sudeste paulista; o que propicia a manutenção da memória e culturas da região.

Na cidade, se inscreveram na categoria ‘Manifestações Artísticas’ os grupos musicais “Folia de Reis da Vila Formosa”, cultura fortemente realizada no Estado de São Paulo; a “Orquestra de Violas Zé Franco”, referência sorocabana e “Divino Espírito Santo”, que leva a Bandeira do Divino aos estabelecimentos para que eles sejam abençoados.

Na categoria ‘Artesanato’, Maria de Fátima Lima Piccolo será a responsável pelo tear de pedal, técnica que deu origem as fábricas tecelãs que moviam a economia de Sorocaba no início do século XIX.

O Revelando SP se constitui como uma grande ação de valorização da cultura tradicional paulista, organizada em um festival no qual, durante sua programação, os municípios do Estado de São Paulo se fazem representar através de suas tradições e manifestações populares da cultura tradicional.

O evento também visa promover o contato entre artistas e artesãos da cidade estimulando a produção de novas ideias e projetos, o que tem como consequência o fomento da economia criativa.

Sorocaba foi aprovada no Revelando SP On-line, conforme o resultado publicado em 30 de outubro, disponível no link www.amigosdaarte.org.br.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Renegociação da Caixa deixa de fora crédito imobiliário e exige pagamento à vista

Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior

Consolidação da direita conservadora exibe novo cenário para o segundo turno

Saúde divulga balanço e aponta 1.009 casos de dengue e cinco de sarampo

UNIP explica a importância das competências emocionais para o mercado de trabalho

Governo Lula vai desbloquear perfis censurados pela gestão Bolsonaro nas redes sociais