26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba flexibiliza uso de máscaras para autistas e pessoas com outras deficiências

Reprodução / Facebook
Postado em: 26/05/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba alterou na semana passada o decreto 25.754, que dispõe sobre o uso obrigatório de máscaras faciais no município, tornando-o facultativo a pessoas com algum tipo de deficiência intelectual e com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O pedido atende uma reivindicação do vereador Anselmo Neto (PSDB).

Apesar de opcional, a recomendação a pais ou responsáveis por pessoas nessas condições é o exercício como forma de convencimento, de modo a se evitar ao máximo que fiquem expostos em locais e situações que ofereçam risco de contágio com a doença. Além disso, a saída do ambiente doméstico continua sendo incentivada enquanto forma de prevenção de propagação da Covid-19.

Exceto por essa mudança pontual, o decreto mantém a obrigação do uso de máscaras para quem sai às ruas e circula por espaços públicos; no transporte público coletivo, transportes por aplicativos e táxis, em estabelecimentos comerciais e repartições públicas da cidade. 

O descumprimento previsto neste decreto se traduz na imposição das penalidades previstas na Lei Municipal nº 4.412, de 27 de outubro de 1993, incluída a aplicação de multas, ou suspensão de licença sanitária, ou de funcionamento, sem prejuízo de responsabilização nas esferas cível e penal. É importante lembrar que o uso de máscara também não é recomendado para crianças menores de dois anos, pois há risco de sufocamento.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Redes de supermercado disponibilizam 250 vagas no PAT

Homem é preso suspeito de matar o próprio pai com golpes de enxada

Polícia Militar prende 10 pessoas neste fim de semana em Sorocaba durante operação

Covid-19: apesar de 10 mil novos casos, número de óbitos desacelera

Polícia apreende caixas de marca de cigarro que possui venda proibida no Brasil

Confiança do consumidor cresce 0,5 ponto em julho