19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba entra na fase vermelha nesta 2ª; Manga encontra Governo Doria para negociar flexibilização

Foto: reprodução
Postado em: 25/01/2021

Compartilhe esta notícia:

O prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga (Republicanos) faz nesta segunda-feira (25) uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, do Governo Doria, para tentar garantir flexiblização da fase do Plano SP na região.

 

A região entrou na fase vermelha nesta segunda, a mais restrita do Plano SP, que determina o fechamento de serviços não essenciais, como comércio, shoppings e academias. 


Neste fim de semana foi formada a Comissão Especial da Região Metropolitana de Sorocaba, composta voluntariamente por sete prefeitos das cidades da região, incluindo: Sorocaba, que lidera a comitiva, Votorantim, Iperó, Ibiúna, Araçoiaba da Serra, Salto e Piedade, para que seja discutida avaliação conjunta sobre a situação da pandemia na região, unir forças para fortalecer a saúde regional e levar propostas conjuntas de flexibilização do Plano São Paulo ao governo do Estado, que atendam às necessidades da RMS.


O encontro de prefeitos permitiu que se formulasse um conjunto de propostas a ser apresentado ao Governo do Estado nesta segunda-feira, sendo: considerar nos índices regionais cinco novos leitos de UTI Covid já contratados e prontos para o atendimento na UPH Zona Leste de Sorocaba; ativar 20 leitos de UTI Covid no Hospital Regional Dr. Adib Domingos Jatene, por meio de um consórcio dos municípios da RMS; considerar a RMS nos critérios da fase laranja durante os dias de semana, no período das 6h às 20h e manter o comércio aberto oito horas por dia, com 40% de ocupação e seguindo todos os protocolos de saúde e segurança.

 

Manga destacou ontem o que a cidade de Sorocaba já vem realizando para o enfrentamento da pandemia, tais como: a criação do Plano Municipal de Vacinação; o aumento da frota de veículos e de horários dos ônibus para evitar aglomeração; o aumento do número de leitos de UTI Covid-19, que chegará a 30 novos ainda nesta semana, contratados desde 1º de janeiro para atender o município; uso de veículos da Câmara Municipal para reforço na fiscalização de condutas e o lançamento, que será feito nesta segunda, de quatro ônibus equipados com tecido de tecnologia antiviral. “Conseguimos reunir muitos prefeitos da RMS, trocar informações sobre a situação de nossos municípios e, agora, vamos buscar ampliar o diálogo com o governo do Estado”.


Estiveram presentes no encontro emergencial, além do prefeito de Sorocaba, os prefeitos: Rodrigo de Andrade, de Araçariguama; João Paulo Dantas Pinto, prefeito de Alambari; Geraldo Pinto de Camargo, de Piedade; Antônio Bimbão, de Alumínio; Dr. Quevedo, de Araçoiaba da Serra; Araldo Todesco, de Tapiraí: Fabíola Alves, de Votorantim; Léo Folim, de Iperó; Vlamir Sandei, de Tietê; Matheus Marum, de Salto de Pirapora; Guto Issa, de São Roque; Paulinho Sasaki, de Ibiúna e Laerte Sonsin Jr., de Salto, além da secretária da Saúde, Sandra Fernandes, representando o prefeito Dinho, de Cesário Lange e Ana Paula Sampaio, vice-prefeita de Boituva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

GCM intensifica fiscalização e triplica apreensões de linhas de pipa com cerol

Brasil cai em rankings mundiais de corrupção, democracia, violência e produtividade

Espetáculo “Lindy Hop – Um jazz para dançar” é atração gratuita na Biblioteca Municipal de Sorocaba na próxima sexta-feira (18)-14082023

Maria Lúcia sobre confusão de deputados na Alesp: atitude "nefasta, violenta e antidemocrática"

Aqui é calça apertada e não tanga frouxa, diz Doria ao encarnar "João vacinador" nas redes

Votorantim registra mais 12 novos casos de covid-19