27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba encerra 2022 com destaque no mercado imobiliário no interior de SP

Foto: divulgação
Postado em: 02/01/2023

Compartilhe esta notícia:

Pesquisa do Secovi mostra a cidade entre as melhores colocadas na oferta de novos imóveis

 

Os números da pesquisa mais recente lançada pelo Secovi (Sindicato da Habitação) mostram que 37.003 unidades foram lançadas pelo mercado da construção civil, de janeiro a setembro deste ano, em 31 cidades do interior do Estado de São Paulo pesquisadas pela instituição. 

 

Neste levantamento, a cidade de Sorocaba teve 2.933 unidades lançadas nos primeiros nove meses de 2022, o terceiro melhor resultado, ficando atrás somente de Osasco e Santo André.

 

Já em relação às unidades vendidas foram 3.210 em Sorocaba neste período, quantidade que é a segunda maior do Estado, superando cidades como Osasco, Guarulhos, Campinas e Santo André. No total, o interior registrou a venda de 42.787 imóveis.

 

O levantamento indica outro cenário que coloca o mercado sorocabano em evidência: na oferta final de imóveis, em setembro, a cidade tem 4.444 unidades, ocupando o primeiro lugar do indicador e superando Osasco, Campinas e São José do Rio Preto.

 

Os números mostram o avanço da construção civil em Sorocaba, que segue como um dos principais municípios do estado em número de lançamentos e vendas, cenário que é refletido pelo volume de obras em todas as regiões da cidade.

 

A Construtora Planeta, por exemplo, neste ano iniciou obras de três empreendimentos: Planeta Square Garden - no Portal da Colina; Riserva Divino – na região do Largo do Divino; e Union Planeta, no Alto da Boa Vista.

 

Além destes novos canteiros, a Planeta ainda tem mais quatro obras em andamento: Avant-Garde – no Campolim, Connect Planeta – no Alto da Boa Vista, Ícone Planeta e Épico Planeta – ambos no Jardim Faculdade.

 

Seguindo os bons números de lançamentos registrados em Sorocaba, a Planeta neste ano lançou o Saint Rémy, que é o primeiro residencial com centro de compras integrado do Campolim. O empreendimento tem uma galeria de lojas e já entrou em funcionamento com a inauguração do Minuto Pão de Açúcar, no dia 23 de dezembro.

 

Também foram lançados os empreendimentos Fascínio Planeta – que marca a chegada da construtora ao Centro da cidade, e o Horizonte Divino, terceiro lançamento da Planeta na zona oeste. Além disso, em 2022, a Planeta entregou 239 unidades distribuídas entre os empreendimentos Vermont View e Riserva Natura.

 

“Mesmo diante de um cenário macroeconômico desafiador neste ano, seguimos o nosso planejamento para lançamentos, obras e entregas, movimentando o mercado e a economia de Sorocaba com empreendimentos de alta qualidade”, afirma Henrique Penteado Teixeira, Diretor de Incorporação da Construtora Planeta.

 

Conquistas de 2022

 

Neste ano, a Planeta alcançou marcas importantes como os 56 empreendimentos entregues no prazo e a liderança na pesquisa Top of Mind, pelo segundo ano consecutivo, como a construtora mais lembrada pelos sorocabanos.

 

A empresa ainda se destacou pela finalização da estrutura do Ícone Planeta – o edifício mais alto do interior do Brasil, com 141 metros de altura e 45 andares. Este mais novo gigante da construção civil brasileira atraiu os olhos do país para Sorocaba, em um projeto ousado e moderno, que será entregue em 2023. É o mais novo cartão-postal da cidade e transforma toda a região em uma nova referência para empreendimentos de luxo e altíssimo padrão.

 

Outro destaque é a construção do Planeta Square Garden, o primeiro complexo multiuso de Sorocaba que é composto pelos edifícios residenciais Highline Park e Millennium Park, e pela torre comercial Ellipse Tower. Os prédios são totalmente independentes e interligados por uma convidativa praça de lazer e convivência e um amplo mall com oito lojas – um conceito internacional, presente apenas em grandes capitais brasileiras.

 

Intenção de compra para 2023

 

A Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) mostra que para 2023 o indicador da intenção de compra de imóveis novos no país chega a 31%, de acordo com dados de pesquisa realizada em novembro.

 

O presidente da entidade, Luiz França, acredita que o mercado da construção civil deve-se manter aquecido no próximo ano.

 

E, para atender a demanda dos consumidores que desejam comprar um imóvel novo, a Planeta seguirá seu curso de expansão na cidade.

 

“Para 2023, a Planeta vai entregar quase 400 unidades em Sorocaba e iniciar as obras de mais cinco empreendimentos que já foram lançados, o que reforça o compromisso da empresa com os prazos, além da confiabilidade, que é uma das nossas principais marcas”, destaca Ricardo Guimarães, presidente da Construtora Planeta. 

 

Sobre a Planeta    

 

Fundada em 1998, a Construtora Planeta possui atuação na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 56 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada e querida pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), sediada em Sorocaba.

 

Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação, além da causa socioambiental por meio do Instituto Planeta Social, braço da empresa que realiza ações em prol de entidades filantrópicas e de causa animal. Solidez, pioneirismo e inovação estão entre suas principais bandeiras.

 

A Planeta, além de ser uma das 50 maiores construtoras do país, foi reconhecida também pelo ranking como destaque em sua região de atuação.

 

O Prêmio de Destaque na Região de Atuação corrobora o protagonismo da empresa em 2021, quando lançou mais de 1.600 unidades atuando apenas na cidade de Sorocaba-SP e no nicho específico de médio e alto padrão. Dentre as primeiras 50 empresas premiadas, a Planeta é a única que atua em uma única região. A empresa é líder de mercado em seu segmento na localidade onde atua, sendo responsável pela maior parte share da região de Sorocaba.

 

Além de estar entre as primeiras 50 empresas premiadas pelo Ranking Intec, a Planeta ganhou o Prêmio de Produtividade 2021 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); é recomendada para a certificação da norma internacional ISO 9001:2015 e para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – Nível A; recebeu a certificação da Great Place to Work (GPTW), consultoria global que identifica organizações que criam bons ambientes para se trabalhar em todo o mundo; e conquistou o “Selo Casa Azul - Ouro” da Caixa Econômica Federal, que reconhece obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação.

 

É, ainda, a construtora responsável pelo mais alto edifício do interior do Brasil, o Ícone Planeta, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nasce uma escola. Nasce uma estrela - veja a coluna de José Simões

Prorrogadas as inscrições para as 900 vagas do programa Novotec Expresso na região de Sorocaba

Sorocaba registra 5 novas mortes pela covid-19 e total chega a 425

Receita deposita nesta segunda-feira a restituição do sétimo lote do Imposto de Renda

Votorantim registra mais 6 pacientes com Covid-19 e soma 195 casos já confirmados

Número de mortos chega a oito em protestos pró-Morales na Bolívia