24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba é a quarta melhor cidade das Américas para se investir, aponta revista do grupo Financial Times

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 20/07/2021

Compartilhe esta notícia:

A revista inglesa Foreign Direct Investment Strategy, do grupo Financial Times, classificou Sorocaba como a quarta melhor cidade das Américas para receber investimentos nos próximos anos, na categoria Relação custo-benefício. A publicação Americas Cities of The Future 2021/22, com o ranking, foi destaque na edição de junho/julho da revista.


“Ficamos extremamente felizes com esse reconhecimento internacional de uma das revistas mais respeitadas do mundo. Sorocaba está andando a passos largos, voltando ao lugar de destaque nacional e, agora, esse reconhecimento internacional. Isso tem um peso importante para a geração de investimentos e de empregos na cidade”, comemora o prefeito Rodrigo Manga.


No total, 210 cidades das Américas do Norte, Sul e Central foram avaliadas economicamente pelo estudo, elaborado com a ajuda de especialistas, em cinco categorias: Potencial econômico; Acolhedora para novos negócios; Capital humano e estilo de vida; Conectividade e Relação custo-benefício.


Sorocaba disputou o ranking com outros 42 municípios de grande porte – com mais de 500 mil habitantes – de todo o continente americano e uma Região Metropolitana entre um e dois milhões de pessoas, de acordo com critérios da revista. À frente de Sorocaba, na categoria Relação custo-benefício, ficaram apenas as cidades de Assunção (Paraguai), Rosário (Argentina) e Ribeirão Preto (Brasil).


Cidade industrial, com vocação empreendedora, atualmente mais de 70% das empresas estabelecidas na cidade são de micro e pequeno porte. Além disso, Sorocaba sempre se destaca no índice de formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs).


Desde 2009, ano em que o MEI passou a ter formalidade jurídica em Sorocaba, até junho deste ano, a cidade apresenta um total de 59.518 aberturas dessa modalidade empresarial, de acordo com o portal do Governo Federal (gov.br/mei). Esse número coloca Sorocaba como a segunda cidade do interior do Estado que mais realiza abertura de MEIs entre aquelas com até 700 mil habitantes, atrás apenas de Ribeirão Preto, com 59.586 formalizações.


“Sorocaba está enquadrada em cost effectiveness, que observa o custo-benefício no aporte de investimentos na cidade, o que significa dizer que Sorocaba está bem classificada na efetividade ou rentabilidade desses investimentos e que investir em Sorocaba vale a pena, pois há retorno”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Robson Coivo.


O município possui diversos fatores que contribuem com o destaque internacional da cidade nesse ranking, como, por exemplo, a qualificação de mão de obra nos diversos níveis (estratégico, tático e operacional), o que influencia no retorno dos investimentos realizados, pois gera produtos e serviços de boa qualidade ao mercado, com menos retrabalho e penalidades geradas por não atendimento às expectativas.

Outro fator relevante é a ótima localização da cidade, próximo a alguns dos principais centros consumidores do país e localizada no eixo de duas das principais rodovias do Estado de São Paulo (Castello Branco e Raposo Tavares). Isso, apoiado por uma excelente política de infraestrutura, facilita o escoamento dos produtos para os mais diversos pontos de destinação, diminuindo o custo da operação logística das grandes produtoras de bens e serviços.


Sorocaba se destaca, ainda, pela diversidade de cadeias produtivas, o que atrai empresas e mantém, apesar dos desafios, a cidade sempre em destaque na atração de investimentos.


Outro ponto fundamental é a boa prestação de serviços à população. Segundo o Índice de Desafio da Gestão Municipal (IDGM), Sorocaba é uma das melhores cidades do Brasil nos serviços prestados à população e para se viver, com destaque nas áreas de Segurança, Educação, Saneamento e Saúde, o que aumenta a satisfação da população, interferindo de forma significativa nas atividades econômicas do município.


Sorocaba igualmente possui um ciclo virtuoso que a qualifica: quanto maior a satisfação da população, maior a produtividade; quanto maior o conceito empreendedor, maior o entendimento do mercado; quanto maior a diversidade econômica, maior a possibilidade de fornecimento de produtos e serviços. Pessoas motivadas e saudáveis estão diretamente relacionadas com a melhoria no ambiente de trabalho e, consequentemente, com a produtividade e o retorno dos investimentos privados.


A publicação Americas Cities of The Future 2021/22 pode ser conferida pelo link: https://content.yudu.com/web/43wcl/0A43wm9/fDiJuneJuly2021/html/index.html?page=26&origin=reader.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em fóruns, apoiadores de Trump prometem voltar a Washington no dia da posse de Biden

Vacina contra a dengue do Butantan tem eficácia de 79%

Palhaço Fusquinha de Porta Aberta será atração no Parque das Águas

O Circo de Variedades do Barracão da Vó encerra temporada no TMTV - veja a coluna de José Simões

Não temos solução pronta para fake news, diz presidente do TSE

Bolsonaro volta a defender indulto natalino a policiais