A penitenciária II “Dr. Antonio de Souza Neto", localizada no bairro Aparecidinha, em Sorocaba, foi a primeira no estado de São Paulo a registrar morte de detento por coronavírus.
Conforme nota oficial da Secretaria de Administração Penitenciária, o preso, de 67 anos, é o primeiro caso confirmado de morte por coronavírus entre os privados de liberdade do sistema penitenciário de São Paulo.
O presidiário faleceu neste domingo (19), na Santa Casa de Sorocaba, onde estava internado desde o dia 9. O reeducando estava custodiado desde três de maio de 2016 na Penitenciária II “Dr. Antonio de Souza Neto" de Sorocaba, proveniente do 2o. Distrito Policial de Campinas.
No último dia 9, ele foi atendido na enfermaria da Penitenciária apresentando febre e falta de ar, sendo imediatamente encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento e de lá foi transferido para a Santa Casa.
O reeducando era hipertenso e fazia tratamento para próstata. O presídio onde o preso estava custodiado está monitorando os colegas de cela dele, além de ter suspendido o banho de sol para a população carcerária, por precaução. Também foram reforçadas as orientações para prevenção, além das ações de limpeza e reforço na entrega do material de higiene. Foram também distribuídas máscaras de proteção aos presos da unidade, assim como está sendo feito nos demais presídios do estado.