25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba conquista prêmio de melhor gestão na categoria cidades acima de 500 mil habitantes

Postado em: 24/11/2021

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba foi eleita a grande campeã nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes 2021, na noite desta terça-feira (23). O prêmio, conquistado na categoria de melhor gestão do Brasil entre as cidades acima de 500 mil habitantes, foi entregue em mãos ao prefeito Rodrigo Manga, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato, em cerimônia realizada em Brasília (DF).

 

Também prestigiou a solenidade de entrega a secretária de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini. Ainda, estiveram presentes diversas autoridades federais, estaduais e municipais, como o vice-presidente da República, Hamilton Mourão; a ministra de Estado Chefe da Secretaria de Governo da República, Flávia Arruda; o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara dos Deputados, Athur Lira; a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; os deputados federais por São Paulo Herculano Passos e Fausto Pinato, demais deputados federais e estaduais, prefeitos de várias cidades brasileiras, o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Johnny Saad, o presidente do Instituto Aquila, Raimundo Godoy, entre muitas outras personalidades.

 

“Com menos de um ano de trabalho da atual Gestão, este prêmio é um grande reconhecimento ao desempenho de toda a nossa equipe, formada por todo o secretariado, dirigentes de autarquias e, também, todos os nossos servidores municipais, que têm se dedicado diariamente para fazer o seu melhor e com quem divido esta honraria. Nosso objetivo final é tornar Sorocaba uma cidade de excelência para se viver, devolvendo ao munícipe o orgulho de ser sorocabano. É essa a nossa conquista aqui, hoje”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

 

Ao todo, concorreram com Sorocaba mais de 5,5 mil municípios brasileiros, sendo que apenas 15 deles foram selecionados como finalistas, considerando cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, além das premiações extras. Na classificação geral, Sorocaba ficou com 66,35 pontos no índice IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila). Destaque para os pilares Educação, com índice de 79,93, e Eficiência Fiscal e Transparência, com 72,83. Junto com Sorocaba, foram à final na mesma categoria Joinville e São José dos Campos.

 

O prêmio resulta de uma parceria entre o Grupo Bandeirantes e o Instituto Aquila, com o propósito de incentivar a melhoria da realidade das cidades, ao reconhecer a adoção de boas práticas da Gestão Pública. E a ideia é que a premiação continue repercutindo no dia a dia desses municípios, ao reconhecer iniciativas pioneiras na gestão pública municipal; incentivando a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; disseminando soluções de gestão que sirvam de referência para outras cidades e, principalmente, valorizando servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

 

Reconhecimento nacional


Há menos de uma semana, na última quinta-feira (18), o prefeito Rodrigo Manga já havia recebido, em São Paulo, o prêmio como vencedor na categoria Melhor Prefeito/Gestão 2021 do interior paulista, na 8ª edição do Prêmio Networking Empresarial, realizado pela empresa Craques Master Brasil.

 

A distinção elevou, mais uma vez, o nome de Sorocaba, projetando-o para todo o País. Trata-se de uma premiação que reconheceu empresários, artistas, cientistas, escritores, políticos, entre outros profissionais e lideranças que, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, conseguiram, em suas áreas de atuação, garantir empregos, renda e a produção científica e cultural em atividade.


Entre os homenageados com o Prêmio Networking Empresarial, estiveram também personalidades de grande reconhecimento em diferentes setores, tais como o pentacampeão pela Seleção Brasileira de Futebol Cafu; o apresentador e proprietário do SBT, Silvio Santos; o apresentador Carlos Massa, o Ratinho; a empresária e ativista pelos direitos da mulher Luiza Brunet; o escritor Augusto Cury, entre muitos outros.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Votorantim confirma mais 25 casos do novo coronavírus; entre eles um óbito

Sorocaba reforça orientações sobre a vacinação infantil contra a Covid-19

MPF acusa Pazuello de gerar prejuízo de R$ 122 milhões na condução da pandemia

Vigia aciona GCM sobre tentativa de roubo de veículo e equipe detém um dos autores

Prefeitura de Piedade abre Inscrições para Concurso Público

Biden diz que nada impedirá transição de poder nos EUA