25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba completa 367 anos com programação especial de aniversário

Postado em: 04/08/2021

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba completa, no dia 15 de agosto, 367 anos de fundação. Para celebrar esta data tão importante, a Prefeitura de Sorocaba realizará uma programação especial, com atividades gratuitas voltadas a pessoas de todas as idades e organizadas em diferentes pontos da cidade, para que toda população possa participar. As ações serão realizadas ao ar livre e todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19 serão cumpridos nos locais.


A programação é realizada pelas secretarias de Comunicação (Secom) e de Governo (Segov), em parceria com outras diversas secretarias municipais, o Fundo Social de Solidariedade (FSS), a Urbes – Trânsito e Transportes, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e o Parque Tecnológico de Sorocaba. As atividades arrecadarão alimentos não perecíveis para a campanha #AFOMENAOEFAKE!

“Serão atrações variadas, para que a população sorocabana comemore, junto conosco, mais um ano desta cidade tão querida e acolhedora, que está ficando cada vez mais linda e ocupando novamente posição de destaque”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.


Marcando o início das festividades, será realizado um “Clamor pela Cidade”, na próxima segunda-feira (9), a partir das 18h30, no estacionamento em frente ao Paço Municipal, no Alto da Boa Vista. Para tanto, a Prefeitura de Sorocaba convida lideranças religiosas de todas as denominações para participarem desse momento de oração, demonstrando fé, união e esperança em prol do município.

 


Atividades diversificadas nos dias 14 e 15 de agosto


No sábado, dia 14 de agosto, das 8h às 15h, será realizado o programa “TEM Mais Verde”, com drive-thru sustentável promovido no estacionamento em frente ao Paço Municipal. A iniciativa é uma realização da emissora TV TEM, com apoio da Prefeitura de Sorocaba e do Coletivo Lixo Zero Sorocaba, tendo como intuito estimular as práticas ambientalmente corretas de reciclagem, assim como o cultivo de árvores, contribuindo para a ampliação da área total vegetada na cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.


No local, haverá pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos variados. A população poderá levar diversos itens e aparelhos que não funcionam mais para que seja dada a eles a destinação correta, como notebooks, impressoras, celulares, tablets, monitores, televisões, equipamentos de som, scanners, eletroportáteis em geral, fones de ouvidos, além de pilhas e baterias. Outro produto que será recolhido no dia é o óleo de cozinha usado. Ainda, haverá no drive-thru um ponto de adoção de mudas de árvores.

 

Também no dia 14, às 10h, será lançado o programa “Sorocaba tem Pressa”, que vai garantir agilidade às obras de mobilidade na cidade. A solenidade será realizada na Rua Augusto Lippel, no Campolim, via que ganhará pavimentação por meio de medida mitigadora, executada em parceria com a Construtora Planeta.

 

Por fim, no dia 14, das 18h às 21h, a população poderá participar do projeto “Música na Praça Drive-in”, no Parque das Águas, próximo ao palco principal, com a participação do DJ Nunes e do DJ convidado Dori, que tocarão o melhor do flashback dos anos 70, 80 e 90. Para isso, será montada uma estrutura drive-in, com capacidade para receber até 120 veículos.

 

Os convites serão distribuídos antecipadamente, um por veículo, na Secretaria da Cultura, localizada na Casa 52, no Jardim Maylasky, no Centro, a partir do dia 9/8, das 9h às 16h. No dia do evento, o ingresso social será um quilo de alimento não perecível por pessoa, a ser destinado à campanha #AFOMENAOEFAKE!


Já, no domingo, dia 15 de agosto, um Ato Cívico, às 8h, no Largo São Bento, abrirá a programação do dia. A cerimônia contará com o tradicional hasteamento das bandeiras e apresentação da Banda Regimental de Música do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior).


No Paço Municipal, das 9h às 12h, serão realizados Balonismo de Exibição, exposição de Jeeps e 4×4, além de uma feira gastronômica, com a participação de ambulantes da cidade. Outra atividade do dia será a 2ª edição da “Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!”, que terá como ponto de passagem do desfile da tropa o Paço Municipal.


Um Passeio Ciclístico, com concentração às 9h, no Centro Esportivo Pinheiros, seguirá até o Parque das Águas. Os ciclistas percorrerão toda a Avenida Dom Aguirre rumo ao parque, com previsão de chegada às 10h15. Lá, das 9h às 12h, o público poderá participar de oficinas esportivas, conferir a apresentação da Orquestra Filarmônica Jazz SESI/SENAI de Sorocaba e ainda aproveitar uma feira gastronômica, também com a participação de ambulantes da cidade.


Na Praça “Laudelino Amaral”, no bairro Nova Sorocaba, das 11h às 14h, serviços gratuitos de saúde serão oferecidos à população, com atendimentos do Ônibus Azul e Rosa; do Trailer de Odontologia; além de aferição de pressão e glicemia. No local, ainda serão entregues cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade social previamente cadastradas. Para celebrar os 367 anos de Sorocaba, também haverá música e distribuição de bolo de aniversário.


Já, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) sediará, das 11h às 14h, o “Pit Stop Solidário”, que contará com uma exposição de carros antigos, além de espaço de alimentação organizado por entidades beneficentes da cidade. Durante o evento, igualmente haverá arrecadação de alimentos não perecíveis para a campanha #AFOMENAOEFAKE! O PTS está localizado na Avenida Itavuvu, 11.777.


Outra atração especial no domingo ocorrerá no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, das 10h às 17h. A população poderá conferir as feiras de artesanato e de adoção de cães e gatos, organizada pela Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, além de jogos culturais e do Ônibus da Cultura. Neste dia, um Passeio de Motos também terá como destino final o parque do Campolim.


A programação completa com essas e outras atrações do aniversário de 367 anos de Sorocaba pode ser conferida no site da Prefeitura de Sorocaba: https://www.sorocaba.sp.gov.br/aniversariodesorocaba.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Economistas lançam manifesto em apoio à chapa Lula-Alckmin

Casal rouba smartphones de loja no Centro de Votorantim e se dá mal

Evento on-line traz formação gratuita para cuidadores de pacientes com câncer em estado avançado

Manga recorre ao MP contra kit merenda que contém cenoura e batata-doce

"Bolsonaro store" entra no ar com promoção relâmpago e vira alvo de piadas nas redes

Lula prepara novo governo sob incerteza de colaboração de Bolsonaro para transição