27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba comemora Bicentenário da Independência com Ato Cívico e Desfile no Paço Municipal

Foto: Eduardo Santinon e Michelle Alves/Secom
Postado em: 08/09/2022

Compartilhe esta notícia:

Um grande público participou, na manhã desta quarta-feira (7), das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em Sorocaba, que compreenderam Ato Cívico e Desfile promovidos pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com o apoio das Secretarias de Governo (Segov), do Gabinete Central (SGC), de Segurança Urbana (Sesu), da Comunicação (Secom) e diversas outras.

 

As celebrações tiveram início às 8h, em frente ao Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, com o Ato Cívico, que contou com a participação especial da Banda Regimental de Música do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior) e da cantora e servidora pública Alyne Moura, tocando e entoando o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência.

 

Após o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado de São Paulo e de Sorocaba, além da execução dos hinos, a poeta mirim Ana Cristina recitou um poema alusivo aos 200 anos da Independência do Brasil.

 

Formaram a frente de honra do evento o prefeito Rodrigo Manga; a primeira-dama Sirlange Frate Maganhato; o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner; o secretário de Segurança Urbana, Cel. Vitor Gusmão; representando a Marinha do Brasil, o Comandante do Centro Industrial de Aramar, Capitão de Mar e Guerra Luís Cláudio Farina; o Comandante do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar, Capitão de Fragata Luiz Antônio Dias do Carmo; representando o Exército Brasileiro, o Comandante da Base de Apoio Regional de Sorocaba, Coronel Rodrigo da Silva Oliveira; o Chefe do Tiro de Guerra de Sorocaba, Subtenente Maguinaldo Lima Barbosa; representando a Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Comandante do CPI-7, Coronel PM Edson Luís da Silva Simeira; do 7º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), Tenente-Coronel Sidney Vieira; o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, Henrique de Agrella; o Comandante do 1º  Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, Capitão PM Kléber do Vale; e representando a Polícia Civil do Estado de São Paulo, o delegado Weldon Carlos da Costa, do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter-7), além do líder do Governo na Câmara Municipal, vereador João Donizeti, e dos vereadores Luis Santos e Fábio Simoa.

 

O prefeito Rodrigo Manga falou sobre a importância de voltar a realizar o Ato Cívico, após dois anos de suspensão, devido à pandemia. “O Brasil é um grande País e tem tudo para estar entre os países de Primeiro Mundo. E Sorocaba, nossa cidade, faz parte dessa grandeza. Neste Dia da Independência, a liberdade conquistada precisa ser lembrada e precisamos lutar por ela todos os dias”, afirmou o líder do Executivo Sorocabano.

 

Em sua fala, o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, lembrou que D. Pedro I, figura ilustre da nossa história, não foi o único a buscar a independência do Brasil. “Essa ideia começou antes, com a participação de várias mentes brilhantes da época, como Imperatriz Leopoldina, José Bonifácio e Joaquim Gonçalves Ledo. O Brasil era, e continua sendo, um País de relevância mundial. E Sorocaba sempre foi e continua sendo uma cidade que oferece sustentação à independência da Nação. Parabéns a todos os brasileiros por esses 200 anos”, ressaltou.

 

Em seguida, a solenidade teve continuidade com o tradicional desfile comemorativo, na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, mais uma vez, com a participação especial da Banda Regimental de Música do CPI-7.

 

O público pôde, então, prestigiar igualmente o Desfile Cívico, que contou com a presença de 31 instituições civis e militares, entre clubes de escoteiros, entidades e órgãos de segurança pública da cidade. Integraram a solenidade motorizados: Polícia Civil, 7° BPMI, 14° BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), 5° BPRV (Batalhão de Polícia Rodoviária), Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Guarda Civil Municipal, Auto Escola Universo SC, Parque Tecnológico de Sorocaba, Moto Clube Adventista e Jeep Clube.

 

Também abrilhantaram o desfile a pé as seguintes instituições: Banda Regimental de Música do CPI-7, Marinha, Base de Apoio Regional do Exército em Sorocaba, Tiro de Guerra, Grupo de Escoteiro Baltazar Fernandes, Grupo de Escoteiro Tropeiros, Grupo Escoteiro do Ar Albino Bueno de Camargo, Grupo de Escoteiro 211 Sorocaba Oeste, Grupo de Escoteiro Tobias de Aguiar, Grupo de Escoteiro Terra Rasgada, Grupo de Escoteiro Monte Serrat, 40° Distrito Escoteiro Lis do Interior, Clube de Desbravadores, Guarda Mirim de Sorocaba, ACB (Associação Crianças de Belém), Oficina de Integração Céu Azul, Centro de Educação Pré-Militar (CEPM), Colégio Dom Bosco, Ordem DeMolay, Ordem Internacional do Arco-Íris, Centro de Convivência Indígena, Narcóticos Anônimos e Coopereso (Cooperativa de Trabalho Social de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região).

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saae suspende manutenções no Vitória Régia e terá escolta da GCM nesta segunda-feira

Criança de 6 anos toma choque ao encostar em corrimão de escola municipal

O Sorriso da Rainha de Maria Shu reestreia em São Paulo - veja a coluna de José Simões

As mulheres de Sorocaba fazem história

Homem que ofendeu entregador em condomínio é denunciado por Promotoria

Total de recuperados da Covid-19 sobe para 19.511 em Sorocaba