26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba cancela celebração de 33 anos da GCM após volta à fase amarela do Plano SP

Agência Sorocaba
Postado em: 01/12/2020

Compartilhe esta notícia:

Em decorrência do novo momento epidemiológico de Sorocaba, que segue orientação do Plano São Paulo de Combate ao Novo Coronavírus, a Guarda Civil Municipal (GCM) cancelou a celebração dos seus 33 anos de existência. O evento aconteceria no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE), nesta quinta-feira, dia 3, com a presença de autoridades civis e militares, entre outros convidados.

Sorocaba voltou para a Fase Amarela do Plano São Paulo nesta segunda-feira (30), após anúncio do governador João Doria. Por conta da piora nos números da Covid-19, Sorocaba também prorrogou a quarentena até o dia 1º de janeiro de 2021, mas ainda não definiu as novas regras de isolamento.

Quando foi criada em 31 de março de 1988, a corporação contava com um efetivo de 56 guardas para cuidar da segurança do município, atuando em defesa da ordem pessoal e do patrimônio público. Atualmente, a GCM conta com 380 guardas, sendo 327 homens e 53 mulheres, e dispõe de uma frota de 26 viaturas, 15 motocicletas e 24 bicicletas.

Balanço de operações

Segundo informações da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), neste ano foram contabilizadas 364 operações integradas da GCM com a Polícia Militar e a Fiscalização da Prefeitura. Dentre as ações foram registradas a apreensão de 199.280 porções de entorpecentes, sendo 56.260 de cocaína, 25.498 de crack, 17.522 de maconha, além de 16 armas.

Foram também contabilizadas outras operações como averiguação de Covid-19 (826), apoio ao SAMU (400), apoio à Fiscalização (630), medida protetiva/violência doméstica (154), combate ao tráfico de entorpecentes (157) e ações de apoio ao Conselho Tutelar (249).

Desde o Império

A Guarda Civil é uma das instituições de segurança mais antigas no País, cuja história remonta aos tempos do Império e ao surgimento das forças policiais. Conforme registro histórico, o Regimento de Cavalaria Regular da Capitania de Minas Gerais, criado em 09 de junho de 1775, teve a participação de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira.

A celebração da data começou em 1966, após o primeiro presidente do regime militar, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, instituir o Dia do Guarda Civil pela lei Nº 5. 088, de 30 de agosto de 1966. Foi a partir da Constituição de 1988 que os municípios brasileiros tiveram a organização da Guarda Civil legitimada e assegurada pelo Artigo 144, cujo texto dá poder de constituição das guardas municipais para a proteção de bens e serviços.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Morre segunda vítima de tiroteio em escola do Paraná

Embaixada da Venezuela é invadida em Brasília

PF pede ao STF aval para investigar suspeita de pagamentos a Toffoli por venda de decisões

Casal de traficantes é detido com drogas na Zona Leste de Sorocaba

Governo investe R$ 240 milhões em ações que ampliam segurança e acolhimento nas escolas

Covas defende aumento no próprio salário e diz que teto do funcionalismo está "defasado"