25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sobre o estresse

Postado em: 03/09/2018

Compartilhe esta notícia:

As pessoas adoram falar sobre como estão estressadas:

“A vida é tão estressante.”
“Meus filhos estão me estressando.”
“As férias foram tão estressantes.”
“Eu simplesmente não consigo – estou tão estressado.”
“Meu chefe me causa muito estresse!”

Já ouviu ou disse frases como estas? Não estou fora deste grupo, muitas vezes me pego reclamando do estresse. Tenho colegas que ganham muito dinheiro fazendo seminários para controle do estresse. Já esteve em algum seminário sobre controle do estresse? Pessoalmente, acho perda de tempo. Por que você quer aprender como administrar algo de que não precisa? Eu vou te contar o que eu aprendi sobre estresse. Essa tem sido uma das minhas principais lições de vida: o estresse vem de saber o que é certo, mas fazer o que está errado. Marque essa frase, porque você precisa se lembrar dela constantemente.

“Essa tem sido uma das minhas principais lições de vida: o estresse vem de saber o que é certo, mas fazer o que está errado.”

Pegue uma folha de papel e anote algumas das coisas que acredita estarem lhe causando estresse. Vá em frente, pare agora mesmo; pegue uma caneta, papel e faça. Agora olhe para sua lista. Você sabe exatamente a coisa certa a fazer sobre cada uma das coisas na sua lista. Sim, você sabe. Não discuta comigo. Independentemente do que você escreveu, no fundo você sabe. De fato, você provavelmente já sabe há muito tempo o que deve fazer, mas simplesmente não o fez.

Por exemplo, se você for como a maioria das pessoas, provavelmente escreveu o nome de uma pessoa no topo da sua lista de estresse. Talvez tenha sido sua esposa ou marido, ou um dos seus filhos que está te deixando louco. Pode até ser um empregado ou colega de trabalho que está causando estresse. Você sabe o que deve fazer em relação a essas pessoas. Você deveria confrontá-las. Por outro lado, você pode precisar se desculpar com elas. Ou ainda, você deve dizer a elas que você as ama. Talvez você precisa demiti-las. Independentemente da ação, você precisa saber que a pessoa não é a causa do estresse. O estresse é causado por você não fazer o que você sabe que é a coisa certa a fazer. A falta de ação é a origem do problema.

Talvez você tenha escrito a coisa que acho ser a segunda causa mais popular de estresse: o seu peso. Mais uma vez, você sabe exatamente a coisa certa a fazer sobre o seu peso. Pare de comer como um louco, adote uma alimentação saudável, e comece a se exercitar. Simples assim. Seu peso não está causando nenhum estresse. O estresse que você sente é causado pelo fato você saber que precisa comer melhor, levantar do sofá e se exercitar, e você não está fazendo isso. Não estou fora deste grupo também, tenho ciência disso.

“O estresse é causado por você não fazer o que você sabe que é a coisa certa a fazer. A falta de ação é a origem do problema.”

Entendeu como funciona? Agora, analise cada item da sua ‘lista de estresse’. Então tome uma atitude, e faça o que você sabe que é a coisa certa a fazer. Pode ser doloroso, caro ou mesmo embaraçoso. Não vai ser fácil. No entanto, por mais difícil que seja lidar com isso, ainda assim será mais fácil do que viver com o estresse.

Aprenda a relaxar.

Eu não sou bom em relaxar. Certamente estou melhor do que eu costumava ser, mas ainda não tão bom como deveria. Meu trabalho requer frequentes viagens ao exterior, o que eu gosto muito, além de proporcionar grande experiencia e oportunidade de aprender com diferentes culturas. Em contrapartida, eu não passo muito tempo em casa, e é difícil me organizar depois de vários dias de viagens. Me sinto um pouco frustrado, sabendo que tenho que espremer todas as coisas que quero fazer em casa em poucos dias. Eu sempre me sinto apressado, consequentemente não me sinto relaxado.

“… pessoas com um forte ritmo de trabalho, fazem tanto, que não ficam confortáveis quando não estão fazendo nada …”

Para alguns de nós, é preciso aprender a relaxar. Isso não é um problema para a maioria. Na verdade, o oposto é verdadeiro para a maioria. Alguns relaxam tanto que acabam não fazendo nada. No entanto, pessoas com um forte ritmo de trabalho, fazem tanto, que não ficam confortáveis quando não estão fazendo nada.

Eu aprendi que um dos principais ingredientes para poder relaxar é gostar de onde você mora – tanto a cidade, quanto a casa. Eu moro em Sorocaba e realmente gosto desta cidade. Posso ter uma excelente qualidade de vida, para os meus filhos e para mim, ao mesmo tempo estou próximo de São Paulo, onde trabalho. Eu também adoro minha casa, e não estou falando do imóvel, estou falando do lugar para o qual você sempre retorna, seu lar.

Encontre um lugar na sua casa, e crie um ambiente que você possa relaxar, mesmo que seja apenas um quarto. Meu escritório é assim. Estou cercado por coisas de que gosto: muitos livros, coisas de geek, lembranças de lugares em que estive, e fotos de pessoas que amo. Neste espaço me sinto completamente confortável e criativo. Quando estou em casa, gosto de passar muito tempo no meu escritório. Faça o seu melhor para criar um espaço pessoal onde você goste de passar seu tempo. Espero que este lugar inclua a cidade onde você mora, até mesmo sua casa inteira. Se não for possível, talvez seja apenas uma sala, ou apenas um canto da sala, ou uma cadeira – um lugar onde você possa se desconectar.

Outra maneira de relaxar é encontrar um hobby que você goste. Para alguns é o golfe ou uma pescaria, talvez algum tipo de atividade física. Para outros, é ler ou pintar. Para alguns, boa música ou filmes. Para mim, é fazer longas caminhadas. Gosto de caminhar por horas, especialmente quando estou em uma cidade diferente, explorando o bairro, conhecendo novos lugares, prestando atenção aos detalhes, em coisas simples. Também gosto de cozinhar para amigos. Isso me relaxa. Encontre algo que faça você se sentir assim – uma atividade que relaxe sua mente e alimente sua alma.

Outra coisa que você pode fazer para relaxar é agendar dias, ou pelo menos um dia, para não fazer nada. Absolutamente nada. Sem compromissos, sem reuniões, sem telefonemas, sem almoços com amigos. Nada. E esse tipo de dia deve ser agendado. Então, você deve ser firme para manter a programação de não fazer nada.

Mas a melhor coisa que você tem que aprender a fazer para relaxar é … eu não sei qual é a melhor coisa a fazer para relaxar. Eu disse no início que não era muito bom nisso. Mas, você já tem algumas sugestões para começar. Fuja do estresse e procure reservar algum tempo para relaxar! Isso é tão importante quanto todas as outras coisas que você faz!

por Carlos Mattos


Este artigo é de inteira responsabilidade do autor.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro desautoriza secretário e diz que não vai criar imposto no país

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado de R$ 190 milhões

Novos registros de posse de armas caem 74% no governo Lula, e total é o menor em 10 anos

Guedes diz que mais de 30 milhões podem ter auxílio emergencial em 2021 se houver ajuste fiscal

Lava Jato denuncia Wassef, ex-advogado dos Bolsonaros, sob acusação de lavagem de dinheiro

MEC oferece cursos para capacitação de professores online e gratuitos