Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

São Paulo tem 1ª suspeita concreta de coronavírus, e paciente aguarda contraprova

Foto: Agência Brasil/Reuters
Postado em: 26/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Reynaldo Turollo Jr., FOLHAPRESS

O Ministério da Saúde informou, na noite desta terça-feira (25), que investiga um caso suspeito de coronavírus em São Paulo cujo primeiro exame deu positivo. Em conjunto com as secretarias estadual e municipal de São Paulo, a pasta aguarda agora o resultado da contraprova.


Trata-se da suspeita mais concreta até o momento no Brasil. 


Segundo o ministério, o paciente é um homem de 61 anos, morador de São Paulo, que esteve na Itália, na região da Lombardia, no norte do país, no período de 9 a 21 de fevereiro. O homem viajava sozinho, a trabalho.


"Iniciou com sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19). O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão", informou o Ministério da Saúde em nota.


As secretarias estadual e municipal de Saúde, de acordo com o texto, "estão realizando a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo [da Itália para o Brasil], com apoio da Anvisa junto à companhia aérea".


Segundo o ministério, o Hospital Israelita Albert Einstein registrou a notificação de caso suspeito de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19) na tarde desta terça.


No atendimento, o hospital adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). 


Ainda segundo o ministério, com os resultados preliminares e seguindo o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.


"Este processo de validação dos resultados está em curso e o Ministério da Saúde divulgará o laudo final da investigação oportunamente."

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Central do Telecovid inicia atendimento nesta terça-feira em Votorantim

Sorocaba tem desempenho positivo na geração de empregos pelo 5º mês consecutivo

Polícia apreende carga com 400 mil maços de cigarros contrabandeados

Polícia Civil completa 115 anos acompanhando o desenvolvimento de São Paulo

Suspeito de assalto a banco é preso com fuzil e munições em Araçoiaba da Serra

Mãe envia maconha escondida em barras de sabonete a filho preso em penitenciária