A Prefeitura anunciou nesta segunda-feira (1º) que apresentou aos representantes das secretarias municipais o novo sistema de informação que começa a ser utilizado pela Prefeitura, a TV indoor. A empresa Aquarela Mídia Produções Ltda. foi a contratada para a implantação deste sistema, por R$ 1,3 milhão, em 120 pontos da cidade, para veicular material de comunicação relativo ao governo municipal. A empresa, de propriedade da ex-primeira-dama de Catanduva, Ivana Sahão (esposa do ex-prefeito Felix Sahão, do PT), e de seus dois filhos, deverá disponibilizar um jornalista para trabalhar na Secretaria de Comunicação e Eventos, e criar até a logomarca do projeto até então batizado de TV Corporativa do Município.
De acordo com material de divulgação enviado pela Secretaria de Comunicação e eventos, este modelo de mídia foi pensado e está sendo implantado pelo secretário da pasta, Eloy de Oliveira, para a divulgação de notícias e de prestação de serviços da administração por meio de monitores instalados em todos os próprios municipais.
“Trata-se de uma linguagem simples e dinâmica, cujo objetivo é informar a população sobre o que anda acontecendo na cidade. O conteúdo da Agência Sorocaba de Notícias, que a Secom produz diariamente, será adaptado em textos breves, com auxílio de imagens, vídeos e animações, reproduzidos pelos monitores que estão sendo instalados nas unidades do serviço municipal, como as de saúde, terminais de ônibus, Casas do Cidadão, etc”, disse o secretário Eloy de Oliveira.
A história desta contratação começou em outubro de 2018 e o pregão presencial foi feito no dia 12 de novembro. Após recursos de empresas concorrentes, a assinatura do contrato foi feita em 18 de fevereiro. O documento tem valor de R$ 1.339.000,00, com duração de 24 meses.
O Ipa Online divulgou com exclusividade que o Ministério Público investiga o uso de dinheiro público em propaganda pessoal pela Administração do prefeito José Crespo. Somente em 2019, a Prefeitura já gastou R$ 2.069.238,56 em publicidade. O valor pago à empresa Dgentil Propaganda Ltda. consta no portal da transparência da administração municipal e seria suficiente para pagar aproximadamente 24 meses de custo de uma creche para 150 alunos, como a do Jardim Montreal, administrada pelo Centro Educacional Apascentai de Ação Social, ao custo de R$ 1 milhão anual.
A Aquarela Mídia Produções Ltda. tem como seus proprietários a ex-primeira-dama de Catanduva, Ivana Maria Giannoni Zirondi Sahão, e os filhos Guilherme Zirondi Sahão e Marcelo Zirondi Sahão, que assina o contrato. Ela é esposa do ex-prefeito de Catanduva, Félix Sahão (PT), e cunhada da deputada estadual Beth Sahão (PT).
De acordo com o termo de referência do pregão presencial 17/2018, a empresa contratada deverá instalar 120 aparelhos e transmissores em 70 locais, no sistema de locação. Os prédios públicos são sedes de secretarias municipais, PAT, terminais de ônibus, unidades de saúde, entre outros.
O termo determina ainda em seu item 4.1 que a empresa deverá manter um jornalista em horário comercial na Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Sorocaba. A empresa deverá ainda editar, produzir e divulgar os conteúdos indicados pela Secom, produzir os layouts, artes, efeitos, transições, ou seja, a arte visual a serem divulgadas na nova mídia.
A Aquarela Mídia será também responsável pela criação de logomarcas de projetos veiculados na chama TV Corporativa, bem como como criar um nome e uma logomarca para a própria mídia. A Prefeitura cita como exemplo de nome “TV Sorocaba”, no termo de referência.
Além dos conteúdos indicados pela Secom, a empresa deverá também produzir campanhas de interesse público, como outubro rosa, novembro azul, antitabagismo, aleitamento materno, campanhas contra a dengue, entre outras.
Para a produção de animações, a empresa deverá disponibilizar para a Prefeitura uma equipe de vídeo para uma diária de captação de imagem por mês, em estúdio ou próprios da Administração Municipal. O edital especifica que o material deve ser em Alta Definição (HD).
Evento de apresentação
Durante o evento, os servidores conheceram os detalhes do funcionamento do sistema. Uma das novidades é que os agentes de serviço público poderão colaborar com a produção do conteúdo, dispondo de informações e imagens, que poderão ser veiculadas pelos monitores. Também está prevista a interação com a veiculação em cada local, conforme o segmento.
Marcelo Sahão, representante da Aquarela Mídia Indoor, empresa ganhadora de licitação para implantação do sistema, junto aos técnicos Kaíque Souza e Luís Augusto, responderam aos questionamentos levantados pelos servidores presentes, esclarecendo pontos como as programações – que serão formuladas conforme as necessidades de informações de cada unidade, além das notícias que serão gerais.
A previsão é de que todos os aparelhos sejam instalados com os monitores até o final do mês de abril.