23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sistema de Zona Azul volta a funcionar segunda-feira em Votorantim

Crédito: Jorge Silva
Postado em: 14/11/2019

Compartilhe esta notícia:

O sistema de estacionamento rotativo pago, mais conhecido como Zona Azul, retornará em operação em Votorantim a partir da próxima segunda-feira (18). Um novo decreto editado pelo Executivo municipal, nº 5.773, que será publicado na edição desta quinta-feira (14) no Jornal do Município, regulamenta a lei municipal nº 2.533, de 2017 e promove a readequação das vias, enxugando cerca de 25% das vagas anteriormente demarcadas.

De acordo com o decreto, a cobrança pelo estacionamento incidirá em duas áreas, contempladas pelo atual Plano Diretor do município, denominadas Zona de Comércio Principal (ZCP) e nos principais Corredores de Comércios e Serviços (CCS). A readequação eliminou 590 vias, entre ruas e avenidas da cidade, em relação ao sistema que entrou em operação no último dia 6 de setembro. 

Pelo decreto anterior, foram demarcadas 2.360 vagas, das quais 1.654 eram para veículos de passeio e comerciais leves e 253 para motocicletas e motonetas, com reservas de 5% para idosos e 2% para as pessoas com deficiência. Com a nova regra, a Zona Azul vai compreender 1.770 vagas no total, das quais 1.448 serão para veículos de passeio e 177 pata motocicletas e motonetas. A reserva de 5% também é respeitada para idosos e de 2% para pessoas com deficiência.

Como funciona

Assim como no início, o sistema será operacionalizado pelo consórcio vencedor da licitação para o estacionamento rotativo, o V-Park. A cobrança por um período de uma hora é de R$ 2,00, para veículos de passeio e comerciais leves até 4.000 kg ou até 2 eixos. Já para motocicletas, ciclomotores ou motonetas de qualquer cilindrada, o valor é de R$ 1,00 a hora.

O condutor tem a opção de realizar o cadastro e compra do cartão digital por meio de aplicativo de smartphone, ou, então, adquirir o ticket por meio de monitores que vão transitar o tempo todo pelas vias da Zona Azul e pelas revendas autorizadas nas áreas de estacionamento rotativo, que estarão devidamente identificadas.

Para adquirir as horas de estacionamento de forma online, o motorista deverá realizar o download do aplicativo “Zar Digital - Zona Azul Rápida”, que está disponível nas plataformas App Store e Google Play. Após baixar o app, o usuário deverá inserir seus dados e realizar a aquisição do ticket por meio de cartão de crédito. Depois do cadastro, será possível colocar a geolocalização para identificar e registrar a zona da vaga, bem como informar a placa e o período. Para quem não possui acesso à internet, basta enviar um SMS, para isso é necessário fazer um cadastro prévio pelo site www.zonaazulrapida.com.br e possuir créditos pré-pago.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jovens de 19 anos ou mais recebem a vacinação contra a Covid nesta quarta

Nova etapa do Mutirão de Castração contempla a região do Barcelona, Vila Hortência e Colorau

Encontro inter-religioso “Liberdade Religiosa” será realizado em Sorocaba

PF desarticula braço financeiro de quadrilha internacional de drogas

Sorocaba supera média nacional de trabalhadores com carteira assinada

Filha de Rodrigo Constantino diz que ficou abalada com fala do pai e o defende