25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sistema BRT e Consor reforçam higienização da frota com tecnologia ultravioleta

Foto: divulgação
Postado em: 04/11/2020

Compartilhe esta notícia:

A Concessionária BRT Sorocaba e o Consor ampliam ações de higienização dos ônibus e adotam método de descontaminação com tecnologia de radiação ultravioleta (UV) no combate ao coronavírus. De acordo com estudo recente publicado na Scientific Reports, a luz ultravioleta elimina em até 99,9% o coronavírus quando exposto a essa radiação durante o período de 25 minutos.

 

A solução é aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e já é utilizada no Brasil em diversos ambientes, entre os quais estão: metrô, ônibus, hospitais e escritórios. Além de acabar com o vírus, a radiação também extermina bactérias e outros tipos de microrganismos nocivos.

 

Por meio de uma lâmpada especial de ozônio, os raios UV limpam as superfícies no interior dos ônibus eliminando o vírus.  Para realizar a higienização, a lâmpada é colocada no centro do veículo e, com as portas fechadas, é acionada via controle remoto. Após a ativação, o ambiente fica exposto aos raios UV por 30 minutos e tudo que está ao alcance da luz é esterilizado.

 

Segundo Manoel Ferreira, Diretor Superintendente do BRT Sorocaba, os procedimentos de limpeza diários com desinfetantes químicos continuam sendo realizados. O uso dos raios UV vem para somar aos protocolos já executados pela empresa.

 


"BRT e Consor estão ampliando e assegurando a higiene dos ônibus visando o bem estar de todos. Essa é mais uma forma que encontramos para combater a Covid-19 e proporcionar melhores condições ao usuário do transporte coletivo. Antes de adquirirmos essa tecnologia, vimos que outras cidades e países já têm adotado essa prática. Então, avaliamos como muito positivo implementar na limpeza de toda frota", destaca.

 

Ferreira reforça ainda que, a empresa BRT disponibiliza álcool gel nos veículos no momento do embarque e pede aos passageiros que continuem seguindo as orientações com uso de máscaras e a higienização das mãos.

 

Projeto BRT Sorocaba

 

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência, tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais.  Ele permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população. Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes. Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

 

Sobre .::. Concessionária BRT Sorocaba

 

De origem 100% brasileira, o BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas companhias com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país. O BRT Sorocaba é responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba na realização das obras de implantação e futuramente na operação do sistema de corredores de ônibus.

 

Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e empregará mais de 500 colaboradores diretos e indiretos nas fases de obras, divididos nas áreas administrativa, execução, social e obras. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Plenário do Senado aprova indicação de Kassio Nunes Marques para o STF

"Tentativa de golpe": senador do PT pede investigação e cassação do PL após operação da PF

Corredor BRT Ipanema e Terminal São Bento começam a operar em Sorocaba; veja as linhas

Com 60% da população vacinada, mortes e casos de covid-19 caem 40%

Centro de Divulgação das Eleições começa a funcionar no TSE

Prefeitura de Sorocaba deve repasse de R$ 4,3 milhão para o Banco de Olhos