19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sindicato vai pedir a cassação de vereador que ofendeu professores em rede social

Postado em: 15/03/2019

Compartilhe esta notícia:

O Sindicato Municipal dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba afirmou que vai protocolar na próxima semana o pedido de investigação das atitudes do vereador Irineu Toledo (PRB), após o episódio em que o parlamentar ofendeu professores e munícipes em comentários no Facebook. O pedido será feito à comissão de Ética da Casa de Leis e pode gerar até a cassação do parlamentar. A assessoria da Câmara Municipal e também a do vereador foram acionadas, mas ainda não se manifestaram.

De acordo com o presidente do Sindicato, Salatiel Hergesel, serão tomadas três ações no primeiro momento. A primeira, na Justiça Comum, será uma ação judicial coletiva por danos morais, que será feita pelo Sindicato para defesa da categoria, por terem sido ofendidos todos os professores da rede municipal, segundo a visão da entidade.

O Sindicato irá também tomar duas posições diante da Câmara Municipal. A primeira, protocolar uma moção de repúdio quanto às declarações do vereador. Depois, pedir oficialmente para a comissão de ética abrir investigação por quebra de decoro do vereador. Esse pedido pode resultar na cassação de Irineu.

“Vamos protocolar na segunda à tarde ou na terça durante a sessão o pedido de investigação, porque na nossa visão houve quebra de decoro”, explicou Salatiel. “Esperamos que esse tipo de situação não ocorra mais, pois não é a primeira vez que o vereador Irineu tem esse tipo de atitude com relação aos servidores públicos municipais”, concluiu Salatiel.

De acordo com o sindicalista, Irineu desrespeitou as leis federais 9504 e 4737, além do decreto-lei federal 2001/1967 e o Regimento Interno do Legislativo.

Relembre o caso

O vereador líder da base do governo do prefeito José Crespo na Câmara, o pastor Irineu Toledo (PRB), protagonizou um bate-boca com professores e internautas no Facebook, nesta noite de quinta-feira (14).

Na discussão acalorada o parlamentar dispara diversas ofensas contra os professores, como “incultos”, “parasitas do serviço público”, “ditadores asquerosos” etc.

Tudo começou com o compartilhamento de um meme por um usuário do Facebook, que cita a tragédia ocorrida em uma escola estadual de Suzano. Nele, um usuário do Twitter opina que “professores ganham mal”. O vereador questionou o fato por meio de comentário na publicação: “não sei quem colocou na cabeça de vocês que professor ganha mal!!!”.

Quem acompanha a postagem resolveu contrariar a opinião do vereador e acabou entrando em um bate-boca com o mesmo, que chegou a comentar que “os professores reclamam de tudo, nunca estão satisfeitos e ganham os melhores salários”.

O Ipa Online se mantém à disposição para manifestação do vereador.

veja os prints da discussão abaixo:

width=497

width=491 width=462 width=495 width=494 width=461 width=500 width=492 width=505 width=501 width=500 width=484

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cuidadora de idosos de 51 anos é presa; ela pode estar envolvida em assassinato

Leituras dramáticas online – 25 anos da Cia das Artes Dramáticas - veja a coluna de José Simões

Governo vai cobrar Imposto de Renda sobre auxílio emergencial em 2021

Governo de SP lança campanha para reforçar a importância do uso de máscara

Vantagem de Biden sobre Trump cai 2 pontos percentuais em uma semana

Relíquia original de São Judas Tadeu virá a Sorocaba na paróquia NS Medianeira, jardim Leocádia - veja a coluna de Vanderlei Testa