25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sindicato fecha acordo com a São João, que mantém empregos e salário a motoristas; ônibus voltam à normalidade

Foto: Divulgação
Postado em: 20/04/2020

Compartilhe esta notícia:

Após negociações realizadas durante toda a segunda-feira (20), o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região e o Grupo São João chegaram a um acordo que garante aos trabalhadores o pagamento do piso salarial e preservação de direitos e empregos.

 

O sindicato realizou, no início da noite, uma assembleia, no estacionamento da empresa, com os trabalhadores do Grupo São João dos transportes urbano, intermunicipal e fretamento, e aprovou o acordo formulado na mesa de negociação.

 

O acordo aprovado prevê que a empresa irá aderir à Medida Provisória 936, com redução de jornada e de salário nas porcentagens de 50% e 70% ou suspensão de contrato de trabalho em alguns casos. E adesão ao Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, que irá garantir ao trabalhador o pagamento da outra porcentagem do salário pelo governo federal na porcentagem restante sobre o valor do Seguro Desemprego.

 

Além desses valores, a empresa irá pagar como abono o valor da diferença entre o piso salarial da categoria e o valor que o trabalhador irá receber da empresa e do governo. Sendo que o pagamento será feito da seguinte forma: 50% junto com o salário de abril e os outros 50% dividido em seis parcelas iguais, iniciando em agosto.

 

Os trabalhadores irão receber vale refeição conforme os dias trabalhados e o acordo garantiu a manutenção do plano de saúde, da cesta básica e outros direitos assegurados pelo acordo coletivo de trabalho da categoria.


A PLR será paga em dezembro, conforme determina a MP 936.


A Prefeitura Municipal de Votorantim também participou das negociações e definiu que, durante perdurar o período de calamidade pública, irá subsidiar o Grupo São João com um aporte no valor de R$ 200 mil por mês.


O acordo fechado hoje terá duração de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias ou até quando a pandemia durar.


O acordo vale para o urbano de Votorantim, intermunicipal e fretamento. Não está no acordo o urbano e escolar de Salto de Pirapora e São Miguel Arcanjo, o quais o sindicato e as empresas continuarão a negociar.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba cancela celebração de 33 anos da GCM após volta à fase amarela do Plano SP

Projeto “O Natal vem a nós” volta a atender bairros da Zona Norte e mais organizações sociais

Presidente do Rio Branco confirma goleiro Bruno como reforço

Cientistas desenvolvem métodos rápidos para monitorar a qualidade do álcool em gel

Chefe do tráfico é preso e outros dois são presos com drogas na Zona Norte

Mega-Sena paga hoje prêmio de R$ 40 milhões