24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Simone Marquetto permanece como presidente da Região Metropolitana de Sorocaba até dezembro

Postado em: 01/07/2021

Compartilhe esta notícia:

A prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, se consolidou, pelo segundo mandato seguido, como presidente da Região Metropolitana de Sorocaba – RMS.


A decisão veio na manhã desta quinta-feira, 1º de julho, após a realização de uma videoconferência aberta pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, acompanhando do Secretário de Estado de Habitação, Flávio Amary. A reunião contou com a participação de 48 autoridades, sendo prefeitos 27 municípios e representantes da agência que compõem a RMS.


A permanência de Simone Marquetto à frente de uma das principais regiões administrativas do estado de São Paulo, com mais de 2 milhões de habitantes, reafirma o comprometimento junto aos municípios. O prefeito de Capela do Alto, Péricles Gonçalves, o Keke, também continua como vice-presidente da RMS.   


Simone Marquetto destacou aos prefeitos o trabalho desenvolvimento com os munícipios, como presidente da RMS. Ações de combate à Covid-19, como a parceria de uma empresa privada que levou o serviço de nebulização em 19 cidades. Barreiras Sanitárias, palestras sobre desburocratização junto ao Sinduscon. Termo de Cooperação dos municípios com o Comitê Paralímpico Brasileiro, entre outras ações.


“Afirmo meu comprometimento com as cidades para continuar este trabalho à frente da Região Metropolitana de Sorocaba e levar às demandas necessárias aos órgãos competentes. Estamos unidos com um diálogo aberto. Gratidão”, destacou a presidente da RMS, Simone Marquetto.     


Também pleiteava a presidência da RMS o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga. Em decisão aberta dos integrantes da RMS foi deliberado que a precedência no cargo, prevista para 2022, será ocupada pelo prefeito sorocabano e a vice, a prefeita de Votorantim, Fabíola Alves. 


A Região Metropolitana de Sorocaba – RMS é uma unidade regional do território de São Paulo criada em 2014 e é composta por 27 municípios: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.


A RMS conta com 11 611,34 km². Com relação à população, a região metropolitana tem cerca de 2,1 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 77,9 bilhões. Com isso a RMS é a 15ª mais populosa do país.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Mobilidade monta esquema especial de trânsito para as eleições

Sorocaba é a primeira cidade do Brasil a ter atendimento de equoterapia via SUS

Câmara de Sorocaba promove ciclo de palestras e debates para celebrar os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Governo tenta votar projeto que abre caminho para conta em dólar no Brasil

Sorocaba registra 22 casos confirmados do novo coronavírus; nove estão internados

Risco de internação da Ômicron é menor do que Delta, diz estudo