16 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Simone Marquetto cobra do governo estadual ampliação de atendimento oncológico na RMS

Foto: reprodução
Postado em: 09/08/2021

Compartilhe esta notícia:

A prefeita de Itapetininga e presidente da Região Metropolitana de Sorocaba, Simone Marquetto (MDB), pediu ao governo do Estado para que seja ampliado o atendimento aos pacientes de oncologia na RMS. 


Simone foi entrevistada nesta segunda-feira (9), no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba. 

Assista o vídeo abaixo

 

"Estamos acompanhando o tempo todo, engajados, cobrando, para termos aumento nesses complexos que já existem e estruturando Santa Casa, CHS, para que possamos oferecer o melhor serviço de oncologia para a região, que está precário e as filas só estão crescendo", enfatizou a prefeita. 


Simone afirmou que o secretário de Saúde de Sorocaba, Dr Vinícius Rodrigues, participou da reunião com o governo estadual para entregar as demandas de atendimento na área oncológica. "Assinamos juntos o ofício para pedir para que a retomada de atendimento pós-covid seja para todas as especialidades, mas focada da oncologia para fazermos mutirão, zerar fila de espera e dar atendimento digno que as pessoas precisam".

"Nós pedimos atenção especial sobre o câncer nessa reunião técnica que tivemos", explicou ela. "Nós mostramos [que] a Santa Casa hoje tem atendido, mesmo com repasse inferior. No Conjunto Hospitalar de Sorocaba são poucos atendimentos feitos. Nós mostramos esse enfrentamento e que pessoas infelizmente estão morrendo nas filas. É importantíssima essa atenção da equipe técnica, pois às vezes a pessoa política que está lá [no governo estadual] acaba nem sabendo qual a realidade". 

"Sabemos que no CHS há uma ala para atendimento covid. Com essa redução dos casos, oficializamos para que essa ala seja para oncologia, volte a atender os casos e aumente ainda mais o atendimento", declarou Simone. 

A prefeita anunciou ainda que recebeu a notícia de que o equipamento de radioterapia está instalado no CHS, aguardando apenas o Ministério da Saúde fazer essa liberação. "Tudo que a gente coloca na saúde, temos de avisar o Estado e este avisa o Ministério. Estive em Brasília também com setor de oncologia para mostrar a realidade da nossa região. [Pedi]: "habilita logo o que precisa, não ter essa política de ficar segurando". O próprio Estado mostrou ofícios que mandou e ficou sem resposta [do ministério]. Vão deixar pessoas morrerem por essa falta de agilidade? Briga política? Não é o momento, pelo amor de Deus. Tivemos de insistir em mostrar com números e levantamentos para que tomem atitude. Cobramos o Estado para que aja quanto a isso e o Ministério também para agir quanto a habilitação".

 

No fim do ano, em dezembro, haverá repasse a mais do governo do estado para que as Santas Casas se organizem em seu atendimento. "O governo estadual está preparado para fazer esse aporte". 


Corujão


A prefeita confirmou ainda na entrevista que o sistema "Corujão" de atendimento na saúde será retomado em todo o Estado. "Hospitais fiquem atentos, será aberto o chamamento. Todos, independentemente se é particular ou da rede pública, se presta serviço para os municípios, poderão participar. Nós pedimos atenção para a oncologia. Quanto mais prevenção melhor, para não chegar em casos graves, como vimos em pessoas que estão hoje sem atendimento". 

 

Assista

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Celso de Mello rejeita pedido de apreensão de celular de Bolsonaro

Construção de viaduto sobre a Avenida Itavuvu entra na reta final de obras

Governo do Estado anuncia a contratação de 5,8 mil policiais militares e civis

Polícia investiga pai e filho suspeitos de estuprar criança de 6 anos em Votorantim

Paula Fernandes e Luan Santana lançam ‘Juntos’, versão brasileira de ‘Shallow’

‘CPI do Menor’ ouvirá representantes de Conselhos Municipais nesta terça-feira