25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sem citar Doria, Pazuello diz que cabe ao ministério planejar vacinação contra Covid no país

Postado em: 09/12/2020

Compartilhe esta notícia:

Renato Machado e Gustavo Uribe, FOLHAPRESS

 

Sem citar o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que anunciou um plano de imunização contra a Covid-19 nesta semana, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta terça-feira (8) que cabe ao Ministério da Saúde planejar a vacinação no país. Ele disse que não se pode "dividir o Brasil em um momento difícil".


A declaração foi dada após lançamento de programa para capacitação de agentes de saúde, no Palácio do Planalto.


"O Brasil é um país continental, lar de milhões de brasileiros e brasileiras cheios de sonhos, projetos e esperança. E esperança é tudo que todos os brasileiros desejam nesse momento uma vacina que seja, comprovadamente segura, eficaz e com total responsabilidade com você e com a sua família", disse.

"Compete ao Ministério da Saúde realizar o planejamento e a vacinação em todo o Brasil. Não podemos dividir o Brasil num momento difícil que todos nós passamos."


Além do ministro, o presidente Jair Bolsonaro também respondeu de forma indireta ao governador de São Paulo. Em mensagem, nas redes sociais, ele afirmou que o governo federal irá proteger a população e não usá-la "para fins políticos, colocando sua saúde em risco por conta de projetos pessoais de poder".


"O Brasil disponibilizará vacinas de forma gratuita e voluntária após comprovada eficácia e registro na Anvisa. Vamos proteger a população respeitando sua liberdade, e não usá-la para fins políticos, colocando sua saúde em risco por conta de projetos pessoais de poder", escreveu.


No pronunciamento, Pazuello disse também que foi assinado o termo de intenção de compra do imunizante da Pfizer, em um total de 70 milhões de doses, e que a previsão é que elas comecem a ser entregues em janeiro.


Segundo o ministro, o país terá ao menos 300 milhões de doses de vacinas a partir do ano que vem. São 100 milhões da AstraZeneca/Universidade de Oxford, 160 milhões dessa vacina a serem produzidas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e mais 40 milhões do consórcio internacional Covax Facility.


A vacina da Pfizer é a que começou a ser usada para imunizar a população do Reino Unido, o primeiro país ocidental a iniciar o processo. Na semana passada, a imunização havia obtido autorização para uso emergencial.


O ministro voltou a afirmar que apenas vacinas com o registro na Anvisa poderão ser aplicadas na população brasileira. Pazuello também afirmou que toda e qualquer imunização certificada pela agência será incorporada ao plano nacional.


"Vale ressaltar que qualquer vacina aprovada e certificada pela Anvisa será comprada pelo Governo Federal e distribuída para toda a população que desejar ser vacinada", afirmou.


O ministro da Saúde também defendeu a ciência para nortear as decisões referentes à vacina contra a Covid-19. O governo Bolsonaro, no entanto, mantém a defesa da hidroxicloroquina, medicamento sem comprovação científica para tratar a Covid-19


"Mais uma vez afirmo. Tudo está sendo feito de acordo com os ritos científicos e seguindo os protocolos da agência reguladora Anvisa, a qual respeitamos e que representa legalmente a autoridade no assunto. Qualquer descumprimento aos procedimentos estabelecidos pode colocar em risco a saúde da população", disse.


"Eu tenho família, filhos, amigos e milhares de brasileiros sobre a minha responsabilidade. Responsabilidade esta que me faz todos os dias, trabalhar incansavelmente com todo o meu secretariado e demais servidores para obter uma vacina eficaz para o povo da nossa nação".


A fala do ministro acontece no mesmo dia em que se reuniu com governadores, que cobravam um programa abrangente e transparente de vacinação. Mais especificamente, os governadores desejavam que todas as vacinas fossem integradas ao programa de imunização.


Durante a reunião, Pazuello informou que são necessários 60 dias para a liberação de vacinas no Brasil, o que provocou a reação do governador João Doria (PSDB). Os dois chegaram a bater-boca.


Na segunda-feira, Doria havia anunciado o início da vacinação no estado de São Paulo para o dia 25 de janeiro, usando a Coronavac -imunizante fruto da parceria entre o Instituto Butantan e a chinesa Sinovac.


Governadores que se encontraram com Pazuello relataram que o governo federal deve apresentar nesta quarta-feira (9) um plano logístico para a vacinação da população contra a Covid-19. O compromisso assumido pelo ministro é de mostrar como será feita a distribuição das doses em todo o território nacional.


Segundo revelou o jornal Folha de S.Paulo, a ideia é que o ministro detalhe os preparativos para a compra de seringas e de ultrarrefrigeradores, necessários para o armazenamento de imunizantes como o da Pfizer e da Moderna em temperaturas baixíssimas.


Pazuello afirmou em reunião virtual com governadores de estado que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve demorar 60 dias para aprovar o uso de qualquer vacina contra a Covid-19.
No encontro, que foi tenso, ele bateu boca com Doria sobre a falta de interesse do governo federal na Coronavac. O imunizante chinês será produzido pelo Instituto Butantan.


No Congresso, em audiência que debate as medidas de enfrentamento à Covid, o presidente da Pfizer no Brasil, Carlos Murillo, disse que é possível começar a vacinação quase imediatamente após um registro emergencial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).


Murillo disse acreditar que, dependendo do avanço das conversas e das análises pelos órgãos brasileiros, o processo de vacinação possa ter início em janeiro. Também afirmou que a empresa tem contêineres portáteis capazes de transportar as vacinas na temperatura necessária (-70ºC) e armazená-las por até 30 dias.


O ministro participou de evento sobre a capitação de agentes no Palácio do Planalto. A meta do governo é capacitar em 35 semanas cerca de 381 mil profissionais de saúde em todo o país. O esforço é para ampliar o serviço de atenção primária na redução dos indicadores de doenças de baixa complexidade.


"Isso tem como objetivo antecipar a identificação de doenças, evitando que elas se agravem", disse Pazuello.


"Esse programa permite levar o SUS [Sistema Único de Saúde] às casas das pessoas, às famílias brasileiras", afirmou.


Entre a reunião com governadores e o pronunciamento, o ministro participou do lançamento do programa Saúde com Agente, um curso de formação de agentes comunitários de saúde para atendimento em domicílio.


A meta do governo é capacitar em 35 semanas cerca de 381 mil profissionais de saúde em todo o país. O esforço é para ampliar o serviço de atenção primária na redução dos indicadores de doenças de baixa complexidade.


"Isso tem como objetivo antecipar a identificação de doenças, evitando que elas se agravem", disse o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. "Esse programa permite levar o SUS (Sistema Único de Saúde) às casas das pessoas, às famílias brasileiras", acrescentou.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saae diz que tarifa de água de Sorocaba é uma das mais baratas do Estado

Sorocaba desconhecia “garimpo” na fábrica de baterias abandonada

Presidente trans sobre Luís Santos: “fala do pastor só reforça preconceito e violência”

Jaqueline segue Doria e anuncia reabertura de salões e bares em Sorocaba

Polícia fecha depósito utilizado para adulteração de milhares de litros de combustíveis

Justiça de São Paulo anula mais duas multas de Bolsonaro por não ter usado máscara na pandemia