28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Segurança: Prefeitura de Sorocaba instala totem de videomonitoramento na praça do relógio

Foto: SECOM
Postado em: 19/05/2023

Compartilhe esta notícia:

A população sorocabana contará, a partir dos próximos dias, em fase de testes, com mais uma nova tecnologia a favor da segurança na cidade. A Prefeitura de Sorocaba realizou, por meio do Parque Tecnológico (PTS) e da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), nesta quinta-feira (18), na Praça do Relógio, região central, a implantação de um totem de videomonitoramento.

 

As informações são da Secretária de Comunicação.

 

Acompanharam a instalação o prefeito Rodrigo Manga, o presidente do PTS, Nelson Cancellara, os secretários municipais da Sesu, Alexandre Caixeiro; e de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini; o comandante da GCM, Davi Dutra; mais o vereador Vinícius Aith.

 

O novo equipamento, desenvolvido por uma empresa especializada em totens de segurança, permanecerá no local, em caráter piloto, pelo prazo de 90 dias, sem qualquer custo à Administração Pública, para realização do chamado POC, nome que se dá para testes e provas de conceito de uma nova tecnologia.

 

O aperfeiçoamento da segurança pública, que tem como aliada as novas tecnologias, é uma das prioridades da atual Gestão Municipal, que tem investido em políticas públicas para tornar o serviço cada vez mais eficiente nesse segmento e integrar as forças de segurança na cidade. No último mês de abril, por exemplo, o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Central de Atendimento e Despacho (Sinesp-Cad) começou a operar na sede da Sesu, proporcionando ainda mais agilidade na transmissão de informações e na integração dos atendimentos.

 

“A segurança pública é um dos focos do nosso Governo. Essa é mais uma iniciativa que promove, além de segurança, mais qualidade de vida aos sorocabanos, que poderão contar com mais essa ferramenta tecnológica para solicitar os serviços da GCM”, declarou o prefeito Rodrigo Manga.

 

A estrutura do totem mede cerca de 4,30 metros de altura, equipada por um sistema de cinco câmeras, sendo quatro fixas, capazes de cobrir todo o perímetro, e uma full HD 360 graus, permitindo, assim, a captura de imagens em alta qualidade, auxiliando no monitoramento e fazendo a integração com todo o serviço de segurança pública do município. O equipamento possui, ainda, em sua parte inferior, um intercomunicador para atendimento aos munícipes, em caso de emergência, o qual se encontra também em fase de ajustes finais. O dispositivo é composto por uma câmera de reconhecimento facial, microfone, alto-falante que possibilita a divulgação de comunicados e informativos de interesse público aos munícipes, botão antivandalismo e um sistema antitrote, para evitar falsas ocorrências, além de detector de ruídos, como os de batidas de veículos, por exemplo. O monitoramento integral será feito pela Guarda Civil Municipal de Sorocaba (GCM).

 

“Todos os novos equipamentos que estão sendo integrados aos serviços da Sesu colaboram para a prevenção de ocorrências, além de garantir máxima eficiência no atendimento das demandas que chegam à Corporação. É inegável o quanto estamos empenhados em oferecer, ainda mais, segurança para a população sorocabana”, disse o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.

 

Tecnologia e segurança


O presidente do Parque Tecnológico, Nelson Cancellara, ressaltou que o atual Governo tem investido fortemente em tornar Sorocaba, cada vez mais, uma cidade inteligente em diversas áreas, pensando sempre no bem-estar, na qualidade de vida e na segurança da população.

 

O Parque Tecnológico é o gestor na cidade do ambiente Sandbox, nome dado a um local isolado para testes com programadores e desenvolvedores de novos programas, aplicativos e plataformas digitais, como o novo totem de videomonitoramento 360 graus. “O objetivo do Sandbox, que inclusive foi lançado em nosso município durante o ‘Fórum Sorocaba 2050’, em abril, é permitir que empresas e startups possam contar com esse suporte durante todo o processo de desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, criados dentro do contexto de cidades inteligentes, sendo que o Poder Público, por meio do Parque Tecnológico, atua como gestor dessas pesquisas”, explicou.

 

Com os testes, o Parque Tecnológico realiza todo o acompanhamento do funcionamento tecnológico da nova ferramenta, produzindo um relatório sobre a eficiência do equipamento. Em parceria, a Sesu fará todo o acompanhamento para que, futuramente, os resultados das avaliações sejam publicados em revista científica anual, a ser editada pelo PTS. “Com o projeto, nós estaremos cumprindo o objetivo da empresa pública, previsto em seu estatuto, que é promover o desenvolvimento científico e tecnológico, objetivando a melhoria das condições de vida da população, notadamente no que se refere aos padrões de saúde, educação, habitação, transporte, meio ambiente e segurança pública”, completou o presidente do PTS.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Unimed é a única instituição privada de caráter não filantrópico do interior a realizar transplantes de medula óssea por meio do SUS

No Dia Nacional da Imunização, Prefeitura reforça a importância da vacinação para prevenir doenças

Parlamento Europeu recusa acordo UE-Mercosul devido à ‘política ambiental de Bolsonaro’

Mulher tem nariz fraturado após ser agredida por enteado durante briga

Vândalos ateiam fogo em material, arrancam busto e furtam escola

PM prende homem que tentou estuprar idosa de 72 anos no Além Ponte