19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sedu propõe projeto para enrijecer pena por crimes de invasões nas escolas

Postado em: 26/10/2018

Compartilhe esta notícia:

Secretaria da Educação recebeu, na terça-feira (23), representantes dos órgãos de Segurança Pública para discutir sobre a proposta de enrijecimento da pena para invasões, furtos e atos de vandalismos nas unidades escolares públicas.

O projeto, que será sugerido pela Sedu para ser encampado pelos representantes da esfera federal, já está em andamento em sua redação e tem previsão estimada para ficar pronto até o final da primeira quinzena de novembro.

Até o momento, 274 escolas foram invadidas na cidade. Mesmo com a intensificação de rondas da Guarda Civil Municipal nos bairros com maior número de ocorrências, o número de invasões preocupa. Além das avarias constatadas nos prédios, estas ações prejudicam os cofres públicos. Atualmente os valores para realizar reparos nas escolas por motivo de vandalismo ultrapassam R$ 2,1 milhões.

O secretário da Educação, André J. Gomes, explica que até o momento não há nenhum registro em Brasília de alteração de lei para os atos de invasões e furtos nas escolas sejam punidos com mais rigor. “Sorocaba será a vanguarda desta mobilização para endurecer a lei para estas pessoas que covardemente prejudicam um patrimônio público como uma escola”, e completa, “Estes invasores precisam ser presos e este tipo de crime ser considerado inafiançável, além de participarem de programas restaurativos, a fim de fazer com que os infratores executem trabalhos criteriosos, tais como capinagem, limpeza, entre outros”, enfatiza.

Além da presença das polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Municipal, fizeram parte da reunião os secretários municipais, Eric Vieira, do Gabinete Central (SGC) e, Jéferson Gonzaga, da Segurança e Defesa Civil (Sesdec).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Russomanno e Covas estão empatados na disputa pela Prefeitura de São Paulo

Justiça derruba liminar que liberava fogos de artifício em São Paulo

Kit merenda de Sorocaba somente com hortifrutis gera revolta na internet

Secretaria de Desenvolvimento Social de Piedade abre inscrições para curso de Cuidador Infantil

Idosa é presa por posse ilegal de arma de fogo após ameaçar vizinhos com revólver

OCDE pede fim de restrição estrangeira na mídia e agência única para o Brasil