23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sedu divulga Plano de Formação Continuada 2021 para os profissionais da Educação

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 12/05/2021

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria Municipal da Educação de Sorocaba (Sedu) anunciou à rede municipal de ensino o Plano de Formação Continuada 2021 de seus profissionais. A pasta segue o Marco Referencial, que preconiza que a formação continuada deve dialogar com os princípios éticos, estéticos e políticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação Básica.

 

A Sedu informa que as formações propostas se apresentam em três dimensões: Formação em contexto; Formação de livre escolha e Formação em rede.

 

A Formação em contexto é referente ao que ocorre na instituição escolar; a Formação de livre escolha é caracterizada pela oferta de propostas formativas e de especialização aos profissionais, bem como a participação em congressos e seminários, em que cada educador pode escolher os cursos que frequenta, de acordo com seus interesses e os que estão disponíveis. Nesses dois casos, as formações podem ser abordadas de maneira presencial e/ou virtual.

 

Já, os cursos de formação em rede são compostos por propostas formativas que consideram os projetos instituídos pela Secretaria da Educação no âmbito federal, estadual e municipal. Para tanto, necessitam da participação por meio de convocação, de modo presencial e/ou virtual, para que haja alinhamento de concepções e ações entre as escolas que compõem a rede.

 

“Para garantir a qualidade e a pertinência dos temas abordados, o desenvolvimento das formações foi pautado na análise das Avaliações Institucionais de 2020 e no Relatório Final do Comitê de Acompanhamento (CAC)”, explica o secretário da Educação, Marcio Carrara. “Além disso, as formações buscam o desenvolvimento profissional das equipes”, completa.

 

O processo formativo da rede iniciou-se em fevereiro, com encontros virtuais com as equipes escolares para tratar de temas, como, por exemplo, Protocolo Sanitário e Acolhimento Psicossocial, ambos relacionados ao momento pandêmico. A continuidade das formações se dá neste mês de maio e ocorrerão até novembro deste ano.

 

A equipe da Secretaria da Educação desenvolveu um site específico para os processos formativos, para que os profissionais da educação tenham acesso às reuniões síncronas, assíncronas, vídeos e outros materiais de estudo e reflexão sobre os temas abordados.

 

A maioria dos cursos ocorrerá de maneira virtual, evitando-se as aglomerações. O site conta, ainda, com links para cada formação; agenda; aba de opções para cursos de livre escolha; tutoriais e acesso para o canal oficial do YouTube da Sedu.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro diz que manifestantes são “idiotas úteis” e “não sabem nem a fórmula da água”

Moro diz que aceitou ser padrinho de Zambelli por `constrangimento´, e deputada rebate

Votorantim registra mais 13 casos de Covid-19; total é de 3270

Devido à Covid, Anac autoriza voos com menos comissários

Sustentabilidade: primeiras placas de energia fotovoltaica são instaladas no Corredor BRT Itavuvu

França amplia toque de recolher contra covid-19