O secretário Executivo de Saúde de São Paulo, Eduardo Ribeiro, e a Diretora do DRS-16 (Departamento Regional de Saúde), Kely Schettini, anunciaram juntos o Mutirão da Saúde na Jovem Pan Sorocaba. Ambos foram entrevistados nesta manhã de sexta-feira (10), do Jornal da Manhã.
Ribeiro destacou que o Mutirão servirá para atender a demanda reprimida durante a pandemia.
A estratégia com duração prevista para quatro meses, contempla 54 cirurgias ofertadas no Sistema Único de Saúde em 7 especialidades, como do aparelho circulatório, visão, digestivo e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e em nefrologia.
Além disso, o Governo de SP irá pagar um valor adicional de 100% do que já é pago pela Tabela SUS do Ministério da Saúde para os 54 procedimentos nos serviços municipais, filantrópicos e santas casas do Estado.
Já Kely enfatizou que há um engajamento forte dos 48 municípios que compreendem o DRS-16 (Departamento Regional de Saúde) para acelerarem o processo. "Fizemos todo o levantamento para ver a capacidade técnica para ver quais cirurgias podem ser realizadas em cada Santa Casa", disse.
Para zerar a fila serão feitas mais de 538,1 mil cirurgias cadastradas hoje na Central de Regulação (Cross).
Assista