25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Secretário: chegada de 24 empresas está gerando empregos em Sorocaba

Postado em: 13/05/2019

Compartilhe esta notícia:

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda de Sorocaba, Robson Coivo, comemorou, durante entrevista ao Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema, nesta segunda-feira (13), o número de geração de empregos e chegada de empresas ao município.

O Ipa Online obteve a lista das empresas que se instalaram recentemente ou estão ainda chegando à cidade. Para encaminhar o currículo a elas, o interessado deve procurar diretamente o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) ou algum posto descentralizado de atendimento que funciona nas Casas do Cidadão (veja abaixo).

De acordo com Coivo, os investimentos no município com a chegada destas empresas chegam a R$ 1.6 bilhões. A projeção é de 3.500 empregos com a vinda delas, sendo que é esperada ainda para este ano a geração de novas contratações.

Entre as novas empresas que chegaram estão três grandes empresas de tecnologia, além de hipermercados e lojas varejistas. “[A cidade] tem indicativos muito positivos. Passamos por momento difícil, mas Sorocaba despontou em atratividade e segurança jurídica”.

Conforme Coivo, o município tornou-se hoje o número 1 do estado em abertura de microempresas.

PAT e Casas do Cidadão

Outra conquista celebrada por Coivo são os números de atendimento do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Segundo ele, o posto reinseriu 10 mil pessoas no mercado de trabalho, com 39 mil encaminhadas a entrevista de vagas. O dado é referente de 2017 até os dias atuais. Hoje, o PAT é descentralizado e atende também em unidades da Casa do Cidadão, são elas: Ipanema, Itavuvu, Ipiranga, Éden e Brigadeiro Tobias.

Lista de empresas

Prysmian Group, Rev Brasil Group, Master Martini, Prysmian Draka, Armarinhos Fernando, Grupo Pão de Açúcar, Toyota do Brasil, Nal do Brasil, Supermercado BOA, Sorocred, Supermercados São José.

DPR Telecomunicações Ltda, Varroc do Brasil, Roseplastic, Tecsis, Grupo Mabel, White Martins, Sinctronics, ABB Ltda, Bandai, Tegma, Multicel, Arch Quimica Brasil.

HMX Veículos, Supermercado Confiança, Empresa Sankya.

Sorocaba em Desenvolvimento

Segundo a Secretaria de Comunicação e Eventos, Sorocaba assumiu o 9º lugar entre os 645 municípios do Estado de São Paulo com maior participação no Valor da Transformação Industrial (VTI) estadual. O VTI é a riqueza produzida pela atividade industrial e baseia-se na Pesquisa Industrial Anual (PIA).

Entre os municípios com maior participação, São Paulo aparece no topo, caindo de 14,8% para 9% em relação ao último estudo. Paulínia é o segundo do ranking, com 5,4% da contribuição. De acordo com a Seade, apenas Sorocaba é responsável por 2,4% do VTI estadual com maior participação econômica.

Ainda, o Sorocaba é a 6ª cidade do Estado com mais startups, segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Atualmente existem 44 empresas desse modelo cadastradas pela Associação e estimasse que pelo tamanho do seu ecossistema de inovação esse número ultrapasse cem empresas.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dini condena estudos da Prefeitura para cortar adicional noturno de Guardas Civis

Polícia cerca chácara na Zona Rural de Piedade e interrompe ‘pancadão’

Flamengo não tinha autorização para instalar contêiner, diz Prefeitura do RJ

Urbes inicia prazo de renovação de alvará para taxistas nesta quinta-feira

Debate da Jovem Pan coloca cara a cara Jaqueline e Manga nesta 4ª

Procon alerta sobre ação de falso fiscal vendendo exemplar do Código de Defesa do Consumidor