29 de Março de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Secretaria de Saúde realizou segundo dia “D” da campanha contra pólio e sarampo

Postado em: 19/08/2018

Compartilhe esta notícia:

Até às 16h de sábado (18) a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), aplicou 3.912 doses de pólio e 3.859 da tríplice viral SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola). O segundo dia “D” da campanha de vacinação contra poliomielite e o sarampo aconteceu nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. Cerca de 250 servidores trabalharam em prol da saúde. A campanha visa imunizar crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

No primeiro dia “D” da campanha, realizado no dia 4 de agosto, 7.881 doses de pólio e 7.822 da SCR foram aplicadas. De acordo com a SES, a meta de cobertura vacinal maior ou igual a 95% deverá ser alcançada tanto na rotina, quanto nas campanhas. Em Sorocaba, de acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, há 30.922 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que estão contempladas a receber a imunização.

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, ou paralisia infantil, é administrada a vacina oral, em gota. A campanha visa imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal, para redução dos riscos de reintrodução destas doenças no Brasil.

As ações de vacinação são fundamentais tanto nas ações de rotina como nas campanhas nacionais. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A campanha vai até o dia 31 de agosto e a vacinação durante os dias úteis da semana seguirá o horário de funcionamento de cada UBS que pode ser conferido no link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude. O balanço oficial do segundo dia de vacinação será divulgado na próxima segunda-feira (20).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vereador pedirá arquivamento sobre projeto que retomaria provas equestres

Em 24 horas, Sorocaba registra notificação de 1,2 mil casos de covid-19

Secretário de Doria detona Bolsonaro na Pan e dispara: "irresponsabilidade e falta de vontade"

Traficante ‘dá bandeira’ e trio é preso com porções de cocaína, crack e pé de maconha

João de Deus deve ficar em cela com chuveiro frio e cama de alvenaria

75 comércios serão autuados por aumento injustificado de preços