25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Secretaria de Saúde de Sorocaba "esconde mais de 20 servidores com coronavírus", acusa sindicato

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 13/05/2020

Compartilhe esta notícia:

Atualizado em 14 de maio, às 6h50

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS) fez uma publicação nas redes sociais, nesta terça-feira (12), na qual acusa a Secretaria de Saúde de Sorocaba de "esconder mais de 20 casos de servidores municipais com Covid-19".


No texto, o sindicato diz lamentar "que a Secretaria de Saúde, mesmo ciente de todos os casos, se omita e permita que alguns chefes comissionados façam dessa importante secretaria "o quintal de sua casa", isto é, um local de disseminação de desmotivação e contínua perseguição a esses profissionais".

 

O sindicato informou que chegou ao seu conhecimento, nos últimos dias, denúncias que mais 20 servidores municipais estão com coronavírus ou sintomas de suspeita da doença. São eles médicos, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de vigilância sanitária, agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde distribuídos em vários locais de trabalho e estes servidores estariam em quarentena em suas casas. 


Conforme Salatiel Hergesel, presidente sindical, esta denúncia será encaminhada ao Ministério Público, à Corregedoria do Município e também será registrado um boletim de ocorrência na Polícia Civil para que seja investigada de forma administrativa e judicialmente. 


De acordo com o SSPMS, "diferentemente da Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde, que divulgam a quantidade de servidores contaminados pelo Covid-19, e as medidas de proteção que estão sendo tomadas com esses profissionais, aqui em Sorocaba, a Secretaria de Saúde esconde essa divulgação, além disso, servidores, por medo de represálias, perseguições e assédio moral de suas chefias, sobretudo a do RH da Saúde, não repassam informações acerca dos fatos mantendo tudo em off". 

Na publicação, os representantes sindicais "dizem que causa perplexidade que somente os colegas desses infectados que apresentam sintomas são testados, outros, mesmo que em contato diário e próximos com as vítimas, mas que não apresentam sintomas, não são testados pela Secretaria de Saúde, podendo ser vítimas assintomáticas e transmissoras da doença". 


O sindicato alega, ainda, que enviou dezenas de ofícios à Saúde e tentou várias vezes dialogar com a Pasta, porém, "quanto mais busca a solução para alguns casos de forma respeitosa e democrática, a Saúde aumenta a perseguição aos trabalhadores". 

 

Após a denúncia repercutir, o sindicato divulgou esta arte em suas redes sociais informando que a prefeita Jaqueline Coutinho determinou que cada servidor da área de Saúde que tiver contato com pacientes com covid-19 deverá ser testado também.

Confira

 

Whats-App-Image-2020-05-13-at-21-58-21

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia prende traficante no Centro e dupla de comparsas em casa no Julio de Mesquita

Brasil tem 166 novas mortes por coronavírus; total é de 2.741 óbitos

Leitos de UTI para Covid-19 em SP podem acabar até a próxima segunda, diz infectologista

Ex-treinador da seleção brasileira de ginástica é banido do esporte

Pequenos negócios geraram 75% dos empregos formais em setembro

Ministério lança plano de enfrentamento à violência contra crianças