25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Secretaria de Cidadania faz live sobre o Dia do Orgulho LGBT em Sorocaba

Agência Sorocaba
Postado em: 24/06/2020

Compartilhe esta notícia:

O próximo domingo (28) é o Dia do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Para marcar a data, a coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual na Secid (Secretaria da Cidadania) de Sorocaba, Rogeria Fernandes do Nascimento, decidiu organizar uma live com pessoas de expressão na cidade e que atuam no combate da homofobia.

O 28 de junho é lembrando mundialmente como o Dia do Orgulho LGBT em razão de um episódio ocorrido em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 1969, no bar Stonewall Inn, frequentado até hoje pelo público LGBT, que diariamente recebia batidas policiais. A comunidade fez um levante contra a perseguição policial e, no ano seguinte, em 1970, no dia 1° de julho aconteceu a primeira Parada do Orgulho LGBT, que hoje se repete no mundo, inclusive em Sorocaba.

O evento ao vivo vem ao encontro da realidade impressa pela pandemia causada pelo coronavírus, já que a Parada do Orgulho LGBT não acontecerá neste ano. Pós-graduada pela UfsCar (Universidade de São Carlos), atuando na área da educação com ênfase nos Estudos de Gênero e Sexualidade, Rogéria resolveu fazer a live para abordar a questão e marcar a data.

Com o tema "Gênero e sexualidade – Por que o dia 28 de junho é importante para a população LGBT ?", o evento será mediado pela coordenadora  de Políticas para a Diversidade Sexual com a participação da advogada Emanuella Barros, presidente do Conselho Municipal da Mulher; Thara Wells, presidente da Associação Transgênero de Sorocaba (ATS), e Vivian Machado, presidente do Conselho Municipal de Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros.

"O dia 28 de junho tornou-se um marco importante na luta e garantia de direitos humanos voltados às questões de gênero e orientação sexual, nos levando a refletir e problematizar, ainda mais neste dia, acerca das inúmeras experiências vividas e sofridas contra a criminalização e a patologização do ser e pela constante luta no combate à discriminação e violência voltada à população LGBT", comentou Rogéria.

A página da Secid no Facebook pode ser acessada pelo endereço /https://www.facebook.com/secidsorocaba/

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abstenção na eleição cresce 124% entre eleitores de 18 anos e supera avanço dos mais velhos

Sorocaba registra 18.252 casos da Covid-19, 409 mortes e 17.560 recuperados

Mais letais: contagiados com novas variantes em Sorocaba morreram

Beneficiários do Bolsa Família começam a receber auxílio emergencial

Banco do Brasil torna-se primeiro banco a oferecer iniciação de pagamentos com Pix

Estudo mostra que coronavírus já circulava no país antes do isolamento