16 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Secretaria da Saúde: vítima de arenavírus não contraiu a doença em Sorocaba

Foto: Divulgação/Secretaria de Comunicação
Postado em: 21/01/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES) e apoio da Secretaria de Comunicação (Secom), convocou na manhã desta terça-feira (21), uma coletiva de imprensa para esclarecer sobre o caso confirmado de arenavírus (90% de chance de ser a espécie Sabiá) pelo Ministério da Saúde em um morador da cidade. Durante a entrevista, o secretário da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, e a médica infectologista Priscila Helena dos Santos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, confirmaram que a vítima não contraiu a doença em Sorocaba.

 

O início dos sintomas do paciente começou no dia 30 de dezembro, quando ele esteve na cidade de Eldorado, onde procurou atendimento médico e desde então, a vítima passou por três diferentes hospitais, nos municípios de Eldorado, Pariquera-Açu e São Paulo, sendo o último o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFM USP). Não houve histórico de viagem internacional. Durante o mês de dezembro, a vítima viajou para zonas rurais de Itapeva e Itaporanga, locais prováveis de infecção. O paciente não apresentou sintomas enquanto esteve em Sorocaba e também não procurou atendimento médico neste município.

 

Durante seu atendimento foram realizados exames para identificação de doenças, como febre amarela, hepatites virais, leptospirose e dengue. Contudo, os resultados foram negativos para essas doenças. Foram realizados exames complementares no Laboratório de Técnicas Especiais do Hospital Albert Einstein que identificou o arenavírus, causador da febre hemorrágica brasileira. Esse resultado foi confirmado pelo Laboratório de Investigação Médica do Instituto de Medicina Tropical do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Instituto Adolfo Lutz.

 

Para o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, não há motivo de pânico ou preocupação, pois não há identificação de circulação do arenavírus na cidade até o momento. “Na cidade, apenas uma pessoa mantinha contato com a vítima, a esposa dele. Ela não apresentou sintomas da doença e será monitorada até o dia 3 de fevereiro, data em que termina o tempo de incubação da doença”, explica o médico.

 

O secretário ainda ressaltou que a preocupação da população precisa estar focada em relação às arboviroses, como: dengue, chikungunya, zika e febre amarela. “A nossa preocupação atual é com a dengue. Temos grande chance da cidade entrar em um momento epidêmico. Todos nossos trabalhos estão sendo feitos de forma empenhada através da Divisão de Zoonoses e Epidemiológica, mas precisamos do apoio da população no combate do mosquito”, alerta.

 

A veterinária e chefe da Divisão de Zoonoses, Thais Buti, também presente à coletiva de imprensa, abordou outro ponto que elimina ainda mais o risco de infestação do vírus em Sorocaba. “Os roedores responsáveis pela transmissão não são urbanos, são silvestres, vivem em zona rural e ainda precisam estar infectados. Nosso cuidado é para com os roedores urbanos em relação à leptospirose, que também merece nossa atenção”, orienta.

 

Transmissão do arenavírus

 

As pessoas contraem a doença principalmente por meio da inalação de aerossóis, formados a partir da urina, fezes e saliva de roedores infectados. A transmissão dos arenavírus de pessoa a pessoa pode ocorrer quando há contato muito próximo e prolongado ou em ambientes hospitalares, quando não utilizados equipamentos de proteção, por meio de contato com sangue, urina, fezes, saliva, vômito, sêmen e outras secreções ou excreções.

 

Eventualmente, pode ocorrer transmissão ao homem por contato direto com roedores, por meio de mordeduras. O período de incubação, ou seja, período que compreende entre a exposição do vírus até o início dos sintomas, podendo ser de 3 a 21 dias.

 

Sinais e sintomas

 

Os arenavírus causam uma síndrome febril hemorrágica, cujo período de incubação é longo (em média entre uma semana e mais de um mês). A doença inicia com uma febre, mal-estar, dores musculares, dor no estômago, dor de cabeça, tonturas, sensibilidade à luz e constipação.

 

Com a evolução da doença pode haver comprometimento neurológico precoce. A doença evolui com manifestações neurológicas e grave comprometimento hepático resultando em hepatite, podendo o paciente apresentar cansaço extremo, dor abdominal, olhos vermelhos, vermelhidão em face e tronco, queda de pressão arterial, hemorragia com pintas vermelhas, sangramento na gengiva e outros orifícios, urina com sangue e feridas no céu da boca.

 

Tratamento

 

A doença é considerada extremamente rara e de alta letalidade, e o tratamento é de acordo com o quadro clínico e sintomas do paciente. Na suspeita de um caso, favor procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alckmin defende na Ipa FM votação de reformas para economia crescer

Lava Jato pede anulação de condenação de Lula em ação do sítio de Atibaia

Ex-São Bento, técnico Milton Mendes tem inquérito sobre acusação de estupro arquivado

Uniten disponibiliza vagas para curso gratuito de auxiliar de produção

Sorocaba mantém estado de alerta para infestação do mosquito Aedes aegypti

Avant-Garde é a 58ª entrega da Construtora Planeta