25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Secretaria da Saúde realizou reunião emergencial com médicos cubanos

Postado em: 22/11/2018

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizou na quarta-feira (21), no Salão de Vidro, localizado no andar térreo do Paço Municipal, uma reunião emergencial com os 18 médicos cubanos que atuam no município através do Programa Mais Médicos, para informar os próximos passos sobre a permanência ou não dos médicos na cidade.

O programa estabelece uma parceria entre o Governo Federal e Cuba, que enviava médicos para realizarem atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo da reunião foi trazer tranquilidade aos médicos cubanos e demonstrar que o Governo Municipal de Sorocaba dará todo o auxílio necessário para a volta deles à ilha caribenha bem como a devida remuneração pelo trabalho cumprido.

A decisão de sair da parceria com o Brasil, ocorreu no último dia 14 pelo governo federal de Cuba, rompendo cinco anos de atuação dos médicos no país.

“Eles estão preocupados com os pacientes com quem desenvolveram um vínculo importante; ainda tinham dúvidas quanto a remuneração nesse termino da missão e possibilidade de permanência no nosso município, já que muitos estruturam suas vidas aqui, com família, filhos etc. Nós precisávamos informá-los de que a Prefeitura irá ajudar no que precisarem, inclusive nos esclarecimentos e repasse de informações do ministério”, explicou Fernanda Coradini, chefe de divisão de Atenção a Saúde da Secretaria de Saúde (Ses).

Fernanda ainda contou que, de acordo com o contrato firmado entre a União e o governo cubano, os médicos não tem a obrigatoriedade de voltar para o país de origem, mas não terão mais o vínculo empregatício com o Programa.

Ramón Burgos, um dos médicos presentes na reunião, lamentou a decisão da ilha e se emocionou ao lembrar de sua experiência trabalhando na Unidade Básica de Súde (UBS) do Ana Paula Eleutério (Habiteto), Zona Norte de Sorocaba. “Eu gosto muito de trabalhar aqui e toda a população do bairro me recebeu muito bem, foi muito difícil vermos pacientes chorando por nossa causa e se emocionando conosco”, comentou o médico.

Edital aberto
Como medida emergencial para repor os médicos que estão deixando o país, o Ministério da Saúde abriu um edital para selecionar profissionais que queiram se vincular ao programa ‘Mais Médicos’. Estão sendo oferecidas 8.517 mil vagas, das quais 8.332 mil abertas devido à saída de médicos cubanos do programa.

Sorocaba está com 20 vagas abertas para atuação em unidades de *Estratégia de Saúde da Família. Os interessados devem se cadastrar pelo site http://maismedicos.saude.gov.br/new/web/app.php/inscricao ate o próximo domingo, 25 de novembro. Posteriormente, haverá o processo de seleção dos novos médicos. As novas contratações estão previstas para a semana do dia 3 de dezembro.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vacinação contra a Covid-19 segue em 32 UBSs e dois shoppings em Sorocaba

Prefeitura de Sorocaba entrega obras de requalificação asfáltica no Jardim do Paço

Vídeo mostra caminhão desgovernado que invadiu residência sendo removido por guincho

Aneel define bandeira amarela e contas de energia ficarão mais caras em julho

Barreiras sanitárias prosseguem até 4 de abril em cinco pontos da cidade

Sorocaba supera 1 milhão de doses aplicadas contra a Covid-19