17 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Secretaria da Saúde inicia ação de prevenção e controle da raiva nesta 2ª

Postado em: 15/09/2018

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria de Saúde (SES), por meio da Divisão de Zoonoses e a equipe de vigilância de morcegos, iniciará, na segunda-feira (17), uma ação para a prevenção e controle da raiva no Jardim Paulistano.

O trabalho acontecerá por conta da identificação de um morcego morto positivo para a raiva encontrado na última quinta-feira (13) na localidade. O trabalho será efetuado em um raio de 500 metros ao redor dos locais onde o animal foi encontrado.

O serviço a ser realizado terá a verificação de abrigos de morcegos, orientações à população, busca ativa de contato humano ou animal com morcegos, verificação da imunização dos cães e gatos da região contra a raiva e vacinação desses animais que ainda não tenham sido imunizados.

Como parte do Programa Municipal de Prevenção e Controle da Raiva, a vigilância de morcegos é uma ação rotineira de coleta de morcegos suspeitos para doença e posterior envio do material para diagnóstico de raiva. Isso ocorre para que animais positivos sejam identificados precocemente e se inicie as ações de controle e prevenção o mais breve possível para evitar a transmissão do vírus a outros animais e seres humanos.

Caso os cidadãos ainda não tenham vacinado seu cão ou gato contra a raiva e não esteja no raio de ação do bloqueio, a prefeitura de Sorocaba mantém um posto fixo de vacinação contra a raiva na Seção de Controle Animal, situada à Rua Rosa Maria de Oliveira, nº 345 – Jd. Zulmira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

O telefone da Divisão de Zoonoses é o 3229-7333, das 8h às 17h. O munícipe também pode ligar no telefone 156 ou registrar a ocorrência no site – www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento nos horários não comerciais.

A doença

A raiva é causada por um vírus que atinge o sistema nervoso, gerando uma encefalite grave. É transmitida dos animais ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado no tecido humano, principalmente através de mordedura, mas arranhões e lambeduras também podem transmitir a doença. Apenas os mamíferos transmitem e adoecem pelo vírus da raiva.

O animal

Morcegos são animais com uma enorme importância ecológica, pois em ambiente urbano, a maioria das espécies encontradas come insetos, efetuando o controle deles, pois cada indivíduo pode se alimentar de centenas de insetos por noite. Outros são de espécies que comem frutas, importantes na dispersão de sementes. Ainda existem espécies que comem néctar, favorecendo a polinização de flores. Portanto, matar morcegos de forma indiscriminada é considerado crime ambiental.

Porém, morcegos encontrados em situações não habituais são considerados suspeitos e de alto risco para transmissão da raiva, que pode ocorrer por mordidas, arranhões, toque ou qualquer contato direto com humanos e animais. Não são todos os morcegos que têm o vírus, mas qualquer espécie de morcego pode transmitir a raiva, não somente os que se alimentam de sangue. A doença apresenta letalidade de praticamente 100%.

Orientações à população

– Permitir a entrada dos agentes da Zoonoses em sua residência para orientações e verificação da carteirinha de vacinação dos cães e gatos – caso os animais não estejam vacinados, permitir a aplicação da vacina contra a Raiva;

– Nunca tocar em um morcego. Caso um morcego esteja caído na sua residência ou na rua, cubra o animal com um balde ou uma caixa, para que nenhum animal doméstico ou pessoa entre em contato com este morcego, assim o risco de transmissão da raiva é reduzido. Caso ele esteja em um cômodo da sua residência, mantenha-o fechado para que ninguém entre em contato com ele. Ligue imediatamente para a Divisão de Zoonoses para a coleta do animal e encaminhamento do mesmo para exame de raiva. Todo morcego encontrado durante o dia, em hora e locais não habituais, caído ou em muros, é um animal suspeito para a raiva.

– Caso haja contato com morcegos, lave o local com água e sabão, e dirija-se imediatamente a um serviço de saúde para iniciar o tratamento de prevenção da raiva.

– Cães e gatos que entrem em contato com morcegos também devem receber um esquema de vacinação antirrábica, desta forma, tentamos evitar a contaminação destes animais também. Caso seu cão ou gato entre em contato com um morcego, ligue imediatamente para a Divisão de Zoonoses para que se inicie o protocolo de vacinação. Além da vacinação, o animal deverá ficar em observação por um período de seis meses para verificar a presença de sintomas de raiva.

– Em caso de acidentes com cães e gatos, como mordidas e arranhões, lave imediatamente o local com água corrente abundante e sabão e dirija-se para um serviço de saúde para verificar a necessidade de sorovacinação. O animal agressor deverá ficar em observação por 10 dias quanto a sinais de raiva.

– Acidentes com animais silvestres e animais de produção (cavalos, vacas, ovelhas, cabras, porcos, etc.) também são de risco para a transmissão da raiva, procure o serviço médico para verificar o tratamento necessário.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministério da Saúde vai incorporar vacina chinesa no cronograma nacional

“HumanizAção Inverno” registra cada vez mais aceitação para atendimento social entre as pessoas em situação de rua

Pedir voto a candidatos por WhatsApp e redes sociais é proibido neste domingo

Prefeitura realiza mutirão e acelera obras de tapa-buraco na cidade

Escola para cientistas tem inscrições abertas para curso superior

Vacina da Pfizer deve ser vendida com preço reduzido ao Brasil, diz agência