23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Secretaria da Saúde dá orientações à população para evitar afogamento

Postado em: 11/01/2019

Compartilhe esta notícia:

As altas temperaturas do verão têm levado muita gente às piscinas, praias, lagos e rios. Também é nessa mesma época do ano, quando aumenta o número de afogamentos. Por isso, a Secretaria da Saúde (SES) está reforçando as orientações à população sobre os cuidados necessários no momento de diversão.

Nas praias, principalmente, é importante estar atento às placas de sinalização do Corpo de Bombeiros; procure entrar na água apenas nos pontos mais seguros. Se perceber uma correnteza, não ultrapasse a linha da cintura, pois a força da água pode deixá-lo vulnerável.

O uso de boias são indicados, principalmente para crianças ou adultos que estejam em locais mais profundos. Em caso de perigo, mantenha a calma, não nade contra a correnteza e peça a ajuda sinalizando com os braços. Quanto às crianças, nunca as deixe sozinhas, mesmo que não haja profundidade na água.

Mergulhar de cabeça em depósitos naturais de água é um dos maiores problemas para banhistas, já que a constante transformação do fundo pode ocasionar desmaios e traumas na coluna cervical, levando o banhista a danos, muitas vezes, irreversíveis.

A atenção deve ser redobrada durante mergulhos noturnos em mares e rios, devido à visibilidade do ambiente ficar comprometida. Nesse contexto, é bom também mergulhar na companhia de outras pessoas.

O cuidado com crianças deve ser integral. É importante sempre ter um adulto por perto, mesmo com a presença de salva-vidas, já que nesses períodos de calor esses profissionais têm muitos banhistas para cuidar. Além disso, não confie na falsa impressão do uso de boias.

Evite a combinação álcool e água. A bebida altera o senso de perigo e pode dar a falsa impressão de que o local é raso. Por fim, sempre que for a praias, piscinas, lagos e rios procure estar acompanhado para auxiliá-lo caso precise.

Compartilhe: