Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Secretaria da Saúde cria “Tele Corona” para que munícipes tirem dúvidas sobre a Covid-19

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Postado em: 06/04/2020

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de tirar dúvidas da população sobre o novo coronavírus e evitar que pessoas busquem atendimento nas unidades de saúde sem necessidade, a Prefeitura de Sorocaba criou o “Tele Corona”.

 

O novo canal começa a funcionar nesta terça-feira (7), das 8h30 às 16h30, pelo telefone 3238-2212.

 

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), o projeto contou com a parceria do Parque Tecnológico de Sorocaba que desenvolveu um sistema para auxiliar os atendentes.

 

O sistema foi criado com a colaboração de orientações técnicas dos médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde.


O “Tele Corona”, inicialmente, terá oito atendentes. Parte desses servidores é da área da saúde. Todos foram capacitados por médico infectologista da SES, além da colaboração de demais servidores.


O serviço de atendimento remoto terá o suporte de um médico coordenador e outros profissionais da área da saúde para orientar os atendentes e também dar apoio para esclarecimentos necessários.


O telefonema


Durante o telefonema, os cidadãos poderão tirar dúvidas sobre uma série de assuntos como: sinais e sintomas; sinais de alerta e busca de serviço; formas de contágio, tratamento e prevenção; dúvidas sobre vacinação contra a gripe; isolamento domiciliar e etc.


O coordenador do “Tele Corona”, o médico Antônio Sérgio Ismael, deixa claro que o serviço não é um atendimento médico e nem uma consulta de telemedicina. “Não poderemos enviar atestados médicos e nem prescrever receitas de medicamentos. Se identificarmos a necessidade do paciente ir até uma unidade de saúde, orientaremos nesse sentido”, ressalta.


Ainda de acordo com Ismael, esse serviço será diferenciado da Ouvidoría, que serve para reclamação de assuntos em geral e atende pelo número 156.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia investiga origem de ossadas encontradas em construção

Fabíola é a primeira mulher a ser eleita para prefeita em Votorantim

Mulher engasga com pedaço de chocolate e é salva pela Guarda Civil Municipal em Sorocaba

Procurador-Geral de Justiça recomenda que prefeitos sigam regras estaduais para conter covid

Sorocaba precisa de uma Cultura para chamar de sua - confira a coluna de José Simões

Pessoas vão preferir trabalhar domingo a ficar desempregadas, diz secretário