20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

‘Se não posso ser bem recebido em Nova York, seremos no Texas’, diz Bolsonaro

Postado em: 09/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Folhapress

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou o café da manhã com deputados federais, nesta quinta-feira (9), para fazer críticas ao prefeito de Nova York, Bill de Blasio, que comemorou a desistência do brasileiro de ir à cidade americana para ser homenageado num jantar de gala.

No encontro, o presidente disse que o norte-americano “se comportava como um radical” e preparava manifestações e protestos -“os piores possíveis”- contra ele. O presidente receberia em Nova York homenagem promovida pela Câmara de Comércio Brasil-EUA.

“Eu não poderia comparecer a uma cidade onde o chefe do Executivo, o prefeito, no caso, se comportava como um radical, promovendo e se preparando para fazer manifestações, as piores possíveis, contra a minha presença”, disse.

Agora, a homenagem será entregue na semana que vem a Bolsonaro em Dallas, no Texas.

No encontro com parlamentares, o presidente disse que a sua presença já foi acertada com o ex-presidente George W. Bush e com o senador republicano Ted Cruz.

“Se eu não posso ser bem recebido em Nova York, seremos no Texas, como está tudo acertado pelo ex-presidente Bush”, disse.

“Nós vamos continuar esse trabalho, e há interesse de todos aqui, de aproximação com o mundo todo, em especial no tocante ao comércio”, acrescentou.

A decisão de viajar a Dallas, no entanto, dividiu a cúpula do governo. O núcleo militar defendia que ele não fosse aos EUA, enquanto o grupo ideológico articulou a agenda internacional.

Bolsonaro chegou a ser aconselhado a manter a ida a Nova York, mesmo que tivesse de enfrentar protestos.

O café da manhã foi promovido no Palácio do Planalto e articulado pelo ministro da Secretaria de Governo, Santos Cruz, alvo recente de ataques do escritor Olavo de Carvalho. Mesmo com a reação negativa da cúpula militar, o presidente elogiou publicamente o ideólogo de direita.

O prefeito de Dallas, Mike Rawlings, também é do Partido Democrata, mas o estado do Texas é tradicionalmente conservador. O senador Ted Cruz já recebeu a visita de Eduardo Bolsonaro, filho do presidente e uma espécie de chanceler informal do governo.

O cancelamento da viagem a Nova York irritou aliados do presidente nos EUA, que esperavam se encontrar com Bolsonaro e seus principais ministros.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba registra quinto óbito suspeito de Coronavírus

Chance de achar sobrevivente é agora ‘bem pequena’, diz comandante do resgate

Campanhas de "pólio", sarampo e multivacinação seguem até dia 13 de novembro

Projeto de Hélio Brasileiro proíbe inauguração de obras públicas inacabadas

Prefeitura publica resultado de recursos da prova de Auxiliar de Educação

Quatro textos inéditos de Gabriel García Márquez são descobertos em Bogotá