14 de Outubro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sameach, Dom Rocco Fraioli - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Postado em: 29/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Por Vanderlei Testa

 

Quinta-feira, sete horas da manhã. Como todos os dias da semana, de segunda sábado, o Mosteiro de São Bento de Sorocaba celebra missa com a participação de dom Inácio ou dom Rocco FraioliNo domingo, a missa tem dois horários: às nove e onze horas.

 

Comecei citando no artigo a missa de quinta-feira, porque foi um dia especial na vida de dom Rocco, pelo seu nascimento no dia 27 de fevereiro. Ele é fruto do amor de seus pais Anna DUrbano Fraioli e Domenico Fraioli.

 

Há 58 anos o bebê Rocco veio a este mundo com as graças e a vocação de uma missão que só Deus sabia naquele momento. A sua unção no batismo e na vida, pela sua fé e dos seus pais italianos, o levou depois dos 25 anos de idade a visitar o Mosteiro de São Bento de São Paulo.

 

Foi lá naquele dia especial, que o visitante Rocco Fraioli ao ouvir e contemplar a musica do Canto Gregoriano e a oração da Liturgia das Horas que os monges beneditinos estavam entoando que algo divino tocou o seu coração.

 

Aquele momento foi à inspiração para o seu coração desejar ardentemente assumir a vida monástica. Ingressou e, depois de muitos estudos, se tornou um monge beneditino. Sua ordenação em 7 de junho de 1992, há 28 anos a serem completados este ano, foi o início de uma devoção a Deus sob a inspiração do Pai São Bento.


Como monge beneditino, assumiu como Capelão da Marinha, Reitor do C
olégio de São Bento durante dez anos e é hoje nosso querido monge que leva adiante a história do Mosteiro de Sorocaba. Sua alegria, foco no que realiza com precisão, como este restauro histórico que está recuperando o maior patrimônio religioso da fundação da cidade.

 

No seu pastoreio das ovelhas na evangelização, seguindo fielmente as regras de São Bento e o evangelho de Jesus, que dom Rocco nos faz, todos felizes e amigos desta comunidade beneditina.


Senti-me feliz em ter sido chamado pela
senhora Maria Zilda, uma das organizadoras da homenagem a Dom Rocco, para manifestar em nome da comunidade no dia do seu aniversário, algumas palavras de sentimento de gratidão à sua pessoa. Agradeci a Deus pela sua presença em Sorocaba e relembrei da sua homilia do dia 19 de fevereiro.

 

Lembro-me que dom Rocco refletiu sobre a mãe que diz ao bebê te amo e manifesta palavras de amor, mas ,segundo a sua reflexão, ela também precisa proporcionar o colo, a amamentação, o afeto físico para que o bebê sinta-se amado.

 

Eu disse a ele, para se sentir carregado no colo de Jesus e de Maria que o amam muito, como todos nós presentes naquela missa e aqueles que o conhecem e frequentam o Mosteiro de São Bento. A Comunidade no final entregou um presente a Dom Rocco, conforme registrei nas fotos.


Feliz aniversário dom Rocco, no idioma de Jesus: 
éyom huledet sameach.

 

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário; escreve aos sábados no www.jornalipanema.com.br/opiniões e www.facebook.com/artigosdovanderleitesta e www.bolgvanderleitesta.com

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em nota, prefeitura divulga número menor de suspeitos em investigação por covid-19

COOPERATIVA DE LOGISTICA E TRANSPORTES DE BENS

Parque Tecnológico de Sorocaba recebe a visita de adolescentes da Fundação Casa

GCM e Secretaria da Cidadania realizam ação integrada para atender pessoas em situação de rua

Nova subvariante muito transmissível do coronavírus preocupa especialistas

Após declarar uso de fundão eleitoral, Carlos Bolsonaro diz que doará valor para caridade