19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saiba quando acionar o "Samu Animal" em Sorocaba

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 21/01/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), disponibiliza informações detalhadas sobre a utilização da unidade móvel de urgência e emergência do programa Resgate Patrulha Animal.


Entenda como funciona


É voltada, exclusivamente, ao atendimento gratuito de cães e gatos de rua em situação de alto risco, como, por exemplo, envolvidos em atropelamentos.


O programa foi lançado em novembro de 2021, pelo prefeito Rodrigo Manga. Tal como uma ambulância, a unidade móvel conta com equipamentos necessários para dar suporte à vida do animal, além de uma equipe de atendimento composta por médico veterinário, assistente e motorista.


Para onde vai o animalzinho socorrido?


O contrato firmado entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sema, e a empresa vencedora do processo licitatório para atuar no programa Resgate Patrulha Animal prevê que, após o animal em situação de alto risco receber o primeiro atendimento e ser estabilizado pela médica veterinária da unidade móvel de urgência e emergência, ele seja encaminhado à Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, onde ele continuará recebendo todos os cuidados necessários pela equipe especializada. Após sua total reabilitação, o animal é castrado e microchipado e, então, disponibilizado para adoção responsável.

Já, quando o resgate ocorre após as 17h, durante dia de semana, ou aos sábados, domingos e feriados, o animal, então, é encaminhado, primeiramente, à clínica da empresa contratada pelo Município. Após ele receber os primeiros cuidados, ele é encaminhado para a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema.


Quando o serviço pode ser acionado?


O serviço pode ser acionado todos os dias, inclusive fim de semana e feriados, pelo telefone: 153, da Guarda Civil Municipal (GCM). É importante que o munícipe se certifique de duas situações: se o animal está em situação de alto risco, como, por exemplo, vítima de atropelamento, e saber informar os detalhes da ocorrência, a exemplo de: endereço completo do local e as circunstâncias envolvidas.

“Queremos que a população conheça os detalhes do funcionamento do programa Resgate Patrulha Animal, que está atendendo a uma demanda importante da causa animal na cidade. A unidade móvel de urgência e emergência é toda equipada e conta equipe profissional, incluindo médico veterinário e assistente, para atender os casos em que o animal doméstico está em situação de alto risco. Os demais casos envolvendo os animaizinhos também terão seus atendimentos ampliados na cidade ainda neste ano, com a futura Clínica Pública Veterinária, em parceria com o Governo do Estado”, explica o secretário da Sema, Antonio Prieto.


Clínica Pública Veterinária


A Clínica Pública Veterinária, do programa estadual “Meu Pet”, será construída em terreno público que está sendo definido pela Prefeitura, em parceria com o Estado. A previsão é que a obra seja finalizada em 2022. O investimento estadual é de cerca de R$ 5 milhões, para construção e aquisição de equipamentos.


Nessa parceria, a Prefeitura fica responsável pela contratação de profissionais e pelo custeio das atividades assistenciais quando a clínica estiver em funcionamento. Na unidade, serão oferecidos serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, raio x e endoscopia, laboratório de análises clínicas, setor de urgência e emergência, além dos serviços de vacinação, castração e adoção responsável.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saae mantém rodízio de água nas regiões do Éden, Cajuru e Aparecidinha

Vereador: pela segunda vez, licitação do transporte especial é suspensa

Prefeitura realiza ‘Operação Narguilé’ em 20 estabelecimentos

Agências bancárias do Centro ficarão fechadas durante esta sexta-feira

Traficante abandona carro e foge a pé da GCM no bairro Barcelona; ele foi preso com 181 pinos de cocaína

TRE: Crivella pode ficar inelegível até 2026