20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae suspende corte de água pelos próximos 90 dias por causa do coronavírus, diz diretor da autarquia

Foto: Agência Brasil
Postado em: 01/04/2020

Compartilhe esta notícia:

 


O entrevistado da tarde desta terça-feira (31) do programa Conexão Rádio Câmara (transmitido também pela TV Câmara), foi o diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Mauri Pongitor. Funcionário de carreira, com 30 anos de Saae, Pongitor reforçou ao jornalista e radialista Anderson Santos que o Saae continua prestando serviço normalmente, apesar da pandemia do Covid-19, e que, até o momento não houve problema de produção de água tratada.


Afirmou, porém, que a possibilidade de desabastecimento temporário, devido ao excesso de consumo, é a grande preocupação durante a pandemia. Segundo o diretor, na primeira semana de isolamento social, algumas regiões registraram aumento de 20% de aumento no consumo, sendo em torno de 15% de acréscimo em média no município. “Ficando em casa, as pessoas irão, fatalmente, consumir mais água”, disse.


Uma sugestão é que pessoas em confinamento optem por banhos fora do horário de pico, para auxiliar na manutenção da pressão de distribuição do sistema, evitando o desabastecimento temporário. Também destacou que o trabalho desenvolvido pela autarquia está sendo mantido e até mesmo intensificado, no caso de regiões abastecidas por caminhões-pipa, por exemplo.

Suspensão dos cortes


O diretor reforçou que há dez dias a autarquia parou com os cortes por inadimplência. “Já faz dez dias que o Saae suspendeu os cortes por falta de pagamento. Vamos manter por 90 dias, para que as pessoas que não podem pagar, não fiquem sem o benefício do abastecimento”, afirmou.


Segundo Pongitor, não se trata de anistia da dívida, mas apenas postergação do prazo, não havendo, por enquanto, definição quanto à cobrança de juros. Já os 2.700 imóveis cadastrados como tarifa social estão isentos do pagamento pelo mesmo período (meses de março, abril e maio).


Ainda como ação de combate ao Covid-19, o diretor geral lembrou que a autarquia vem desinfectando a área externa das UPHs (Norte, Leste e Oeste) e UPA do Éden, com uma solução de água com hipoclorito de sódio, sendo que há reserva para três meses de serviço. 


Com relação aos funcionários, Mauri Pongitor disse que grupos de risco como idosos, grávidas e trabalhadores com doenças crônicas foram dispensados, assim como os estagiários, e que há um rodizio com os demais, o que levou ao deslocamento de pessoal para manter o abastecimento de água e o tratamento de esgoto, sendo que alguns serviços como ligação e extensão da rede água e esgoto foram suspensos.


“Nosso quadro hoje está enxuto, mas está sendo suficiente para atender a demanda.  Não há nenhum vazamento sem ser atendido. Hoje todo o esforço é para as manutenções corretivas, para não deixar a população sem água e esgoto”, afirmou.


O diretor destacou ainda que o Saae tem garantindo a saúde dos funcionários. Para tanto as pessoas estão trabalhando com reforço nos equipamentos de segurança. 


Abastecimento garantido


Com relação ao nível dos três reservatórios do Saae (Ipaneminha, Castelinho e Ferraz), o diretor geral informou que estão cheios, e o de Itupararanga (sob gestão da Votorantim Energia) está em recuperação rápida, não oferecendo risco de desabastecimento no momento. 


Mauri Pongitor também comentou o programa de despoluição do Rio Sorocaba, implantado em 1997, destacando que o serviço não para, com ampliação de estações de tratamento de esgoto em andamento.


“A todo momento estamos caçando redes não conectadas e despejos clandestinos. Hoje 96% do esgoto de Sorocaba é tratado, um índice elevado para uma cidade do tamanho da nossa”, afirmou.  Ressaltou ainda que em breve será captada água do Rio Sorocaba para abastecimento – o que deveria ter início no meio do ano, mas, devido a pandemia, será adiado por alguns meses.


Por fim, o diretor geral reforçou a importância do trabalho do Saae no momento, assim como o de outras áreas essenciais como da saúde. “Estamos apendendo todo dia o que devemos fazer. Temos exemplos bons e ruins espalhados pelo mundo e isso é o que estamos trazendo para dentro da Prefeitura e do Saae. Ver aquilo que deu certo e aplicar e afastar o que deu errado”, afirmou, agradecendo ainda o empenho de toda a equipe. 


A entrevista do diretor geral do Saae foi transmitida ao vivo, simultaneamente, pela TV Câmara e pode ser vista na íntegra no portal da Câmara Municipal de Sorocaba e nas redes sociais.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Um mercado financeiro mais inteligente

Prefeita vai propor à Câmara, via projeto de lei, redução salarial dela e de secretários; vereadores poderão aderir

Sorocaba registra 8.428 casos confirmados da Covid-19, 174 mortes e 7.480 recuperados

Saae/Sorocaba conclui obras de melhorias na rede de drenagem no Jardim São Marcos

SP só esclarece 3 de cada 10 homicídios, aponta levantamento

Homem acusa médico e funcionários da UPH da Zona Norte de agressão; prefeitura investiga