23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae informa que 25% das obras de ampliação da ETE Pitico já estão concluídas

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 25/02/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), informa que as obras de ampliação e reforma da Estação de Tratamento de Esgoto Pitico (ETE Pitico) avançam em ritmo acelerado, tendo sido concluídos 25% dos serviços estruturais e de concretagem.

 

Colocada em operação em junho de 2009 e localizada na região da Zona Norte, a ETE Pitico recebe e trata o esgoto gerado nos bairros localizados à esquerda da Avenida Itavuvu e à direita da Avenida Ipanema.

 

As obras consistem na construção de três linhas de tratamento, que se somarão às duas já existentes na unidade. No tratamento da parte líquida dos dejetos, a ETE Pitico conta com dois tanques de aeração, dois decantadores e dois adensadores. Com a ampliação em andamento serão anexados mais três tanques de aeração, outros três decantadores e três adensadores, além de uma nova estrutura de gradeamento e desarenação.

 

Para a fase sólida, quando ocorre o processamento do lodo resultante do tratamento do esgoto, a unidade ganhará mais uma estrutura de desidratação e de inertização, para que o material esteja em condições de ser transportado e depositado em aterro credenciado, seguindo todas as normas dos órgãos ambientais.

 

A unidade também vai ganhar um reservatório elevado, de 88 mil litros, para armazenar água potável e também de reuso, resultante do tratamento de esgoto e igualmente necessário em operações dentro da própria ETE Pitico. As estruturas originais da estação ainda passarão por reformas e adequações.

 

Aumento da vazão e eficiência

 

A ETE Pitico tem vazão de 251 litros por segundo e, após as intervenções, terá capacidade para tratar 375 litros de esgoto por segundo, ou seja, uma ampliação de quase 50% no serviço.

 

“Além de ampliar a sua capacidade de tratamento, acompanhando o crescimento da cidade, a conclusão das obras garantirá a manutenção da eficiência de tratamento da unidade e, claro, melhor qualidade de vida para a população atendida”, destaca o diretor-geral do Saae, Ronald Pereira da Silva.

 

Na última fiscalização realizada, em 2020, a agência reguladora ARES-PCJ constatou que a ETE Pitico remove 95,8% de toda a carga orgânica presente no esgoto que recebe, uma excelente eficiência.

 

Sem produtos químicos

 

O processo de tratamento empregado na ETE Pitico não utiliza produtos químicos em sua fase líquida. O sistema utilizado é o biológico, por meio do qual a matéria orgânica presente nos efluentes é degradada e digerida por microrganismos, a partir de condições que são criadas para a sua proliferação dentro dos tanques, à base de oxigenação, em um processo aeróbio.

 

Prazo e mais unidades

 

A previsão de conclusão das obras de ampliação da ETE Pitico é janeiro de 2022. Além dessa unidade, Sorocaba conta atualmente com outras sete ETEs em operação: S-1; S-2, Itanguá, Aparecidinha, Carandá, Ipaneminha e Quintais do Imperador.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Acusado de hackear dados de autoridades revela métodos e intermédio de Manuela D’Ávila

Santinhos sujam colégio eleitoral na Vila Jardini em Sorocaba

Casal rouba smartphones de loja no Centro de Votorantim e se dá mal

Governo Manga tem 88% de aprovação, segundo Ipeso

Estudante se atrasa e perde segundo dia de prova do Enem

EXCLUSIVO - Jaqueline sobre Aith ir com GCM em sua casa: "deu tiro no pé"