19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae inaugura nova sede com quase 5 mil metros quadrados nesta terça

Agência Sorocaba
Postado em: 21/12/2020

Compartilhe esta notícia:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba inaugura nesta terça-feira (22) o seu novo Centro Administrativo, em cerimônia programada para as 9h30, na avenida Camilo Júlio, 255, no Jardim Ibiti do Paço.

“Esse é mais um avanço da autarquia, que ao longo dos anos vem crescendo e se modernizando, uma necessidade que se concretiza, atendendo às expectativas e às exigências da população, que espera a prestação de serviços com qualidade e agilidade, e com esse novo prédio teremos condições de melhor desenvolvermos os atos administrativas que possibilitam a celeridade imprescindível das ações operacionais”, destaca o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Gião Pongitor.

O novo edifício do Saae/Sorocaba, construído na mesma área onde está instalado o seu Centro Operacional, foi concebido para abrigar os setores que atualmente estão localizados nas unidades do Jardim Santa Rosália e na rua Sevilha, na Vila Hortência, dispondo de espaço para futuras ampliações, promovendo assim a integração das áreas administrativas e operacionais da autarquia.

Os projetos do novo Centro Administrativo foram desenvolvidos a partir de estudos de concepção elaborados pelo corpo técnico da autarquia, e foram devidamente aprovados junto à Prefeitura de Sorocaba e Corpo de Bombeiros.

Concluídas no período de um ano, as obras do novo prédio foram desenvolvidas com fundações e estruturas pré-moldadas de concreto e para o fechamento externo foram empregados painéis pré-fabricados de aço galvanizado, com núcleo de material isolante, enquanto que as divisórias internas são de vidro e gesso.

Quatro pavimentos

O novo Centro Administrativo da autarquia tem 4.889,00 m² de área construída, distribuídos em quatro pavimentos, começando pelo subsolo, que será utilizado como estacionamento e área técnica.

O pavimento térreo será ocupado por setores que recebem público externo, onde estará localizada a recepção, duas salas de reuniões voltadas para a realização de licitações, separadas por divisórias móveis, que podem ser deslocadas e transformadas em um espaço para eventos. Neste pavimento também estará localizado o auditório, voltado para treinamentos e palestras aos servidores, e mais o Setor de Protocolo Geral e o Arquivo, além de um espaço que será ocupado pelo posto de atendimento bancário para uso dos funcionários da autarquia.

O primeiro andar será ocupado pelos setores relacionados à Diretoria Administrativa e Financeira, tais como Tecnologia e Informação, Departamento de Administração de Pessoal, Departamento Financeiro, Departamento Administrativo e Departamento de Receita.

No segundo andar estarão localizados os departamentos jurídicos, incluindo Departamento de Execução Fiscal e Administrativo e Departamento de Contencioso Geral e Legislativo, além da Assessoria Técnica e de Comunicação, Controladoria e Diretoria-Geral.

Em todos os pavimentos há uma sala técnica para manutenção da infraestrutura, banheiros, copa, área de apoio para limpeza e sala de reunião. Todo o sistema de iluminação é composto de lâmpadas de LED, mais eficientes e econômicas, e as instalações elétricas e de dados são embutidas no piso. O novo prédio conta ainda com um gerador, para suprir eventuais falhas no fornecimento de energia elétrica.

O novo Centro Administrativo da autarquia conta também com um reservatório de água potável, um reservatório de água exclusivo para o sistema de proteção e combate a incêndio, e um terceiro reservatório, que será utilizado para o reúso das águas pluviais captadas no telhado, as quais serão utilizadas nos sanitários.

O sistema de ar-condicionado do novo prédio é do tipo VRF, um sistema de condicionamento de ar central, do tipo multi split, que permite o controle de temperatura em cada ambiente.

O prédio conta também com dois elevadores, sistema de proteção e combate a incêndio e estacionamento com 130 vagas.

A transferência das diretorias, departamentos e setores administrativos atualmente instalados no antigo prédio do Jardim Santa Rosália vai ocorrer no próximo mês de janeiro.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Na Ipa FM, Dini afirma que analisará "caso a caso" ausência de vereadores em sessão

Novembro teve uma das temperaturas mais altas já registradas

PF investiga suspeita de participação de Collor em lavagem de dinheiro

Costureira que caiu da janela da casa de amante morreu de traumatismo craniano

Conta de luz: Aneel aprova aumento médio de 12% em São Paulo

Manutenção emergencial vai paralisar abastecimento de água em Sorocaba nesta quarta-feira