18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae garante que rodízio não interfere na qualidade da água que abastece Sorocaba

Saae Sorocaba
Postado em: 16/11/2019

Compartilhe esta notícia:

O rodízio no abastecimento de água que acontece em Sorocaba desde a semana passada não interfere na qualidade da água produzida e distribuída à população. O esclarecimento é do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, que segue rigorosamente os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria 2.914/2011 (controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade) e Portaria de Consolidação número 5/2017. O rodízio no abastecimento acontece pelo menos até domingo, dia 17, e foi implantado em razão da redução dos níveis dos mananciais que abastecem a cidade e a forte onda de calor que fez aumentar muito o consumo na cidade.

De acordo com o Saae, a água distribuída em Sorocaba é constantemente fiscalizada e aprovada por órgãos especializados e credenciados, como a Vigilância Municipal e Estadual (Programa Pró-Água), que realizam coletas para análises em pontos diversos da cidade, sempre com resultados de aprovação.

Para manter o padrão de potabilidade da água que distribui em Sorocaba, o Saae mantém uma equipe especialmente destacada, cujo trabalho resulta num total de 10 mil análises laboratoriais por mês, incluindo coletas e análises de hora em hora dentro das Estações de Tratamento do Cerrado e do Éden, e mais as análises de coletas realizadas diariamente em todas as regiões da cidade, nos cavaletes dos hidrômetros dos munícipes.

A autarquia reforça que o atual sistema de rodízio no abastecimento em nada altera a qualidade da água que está sendo distribuída, visto que os procedimentos de controle de qualidade continuam os mesmos, ressalvando apenas que, em alguns casos, a água que chega pode apresentar um aspecto esbranquiçado, decorrente apenas e tão somente de microbolhas de ar que se formam no processo de ocupação da água dentro das redes distribuidoras que ficaram vazias após o período de interrupção do abastecimento.

A orientação do Saae aos munícipes é que, caso qualquer alteração seja percebida na água recebida, seja no seu aspecto ou gosto, que se entre em contato com a autarquia, para que um técnico se desloque até o endereço, para proceder a coleta e envio para análise. Os canais para o contato são: fale@saaesorocaba.sp.gov.br e whatsapp 15 99850 3936.

O Saae lembra que a responsabilidade da autarquia pela qualidade da água vai até o cavalete instalado na entrada dos imóveis, onde fica o hidrômetro medidor do consumo. Do cavalete para dentro, a responsabilidade pela água passa a ser do morador. Por isso existe a orientação para que as caixas d´água sejam periodicamente lavadas e higienizadas, assim como haja a preocupação com a rede interna de distribuição de água existentes nos imóveis.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira idade de Sorocaba está aderindo ao encontro virtual do Clube Ecológico Roda Viva

“HumanizAção Inverno” segue até a madrugada e atende 40 pessoas com acolhimento social

GCM detém procurado pela Justiça por furto de equipamentos de saúde

Trump diz que vai designar antifascistas como organização terrorista

Prefeitura anuncia que rodízio de abastecimento será mantido até domingo; situação melhora nas represas

Guarda Municipal detém dois adolescentes por pichação no Parque dos Espanhóis