24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae diz estar no limite da capacidade de tratar água e alerta sobre estiagem

Postado em: 19/10/2019

Compartilhe esta notícia:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o Saae, afirmou estar no limite da capacidade de produção de água tratada para Sorocaba. De acordo com o diretor-geral da autarquia, Mauri Pongitor, o Saae produz 2,5 mil litros por segundo de água tratada.

 

O diretor disse que esse volume é suficiente para abastecer a cidade com tranquilidade em situações de consumo normal. Pongitor voltou a frisar que, nos últimos dias, o consumo de água aumentou, afetando especialmente as áreas mais altas. Bairros da cidade têm enfrentado problemas de abastecimento.

 

A situação das represas do Ferraz e Castelinho também é uma preocupação, segundo o diretor do Saae, principalmente por conta da falta de chuvas regulares. A autarquia declarou que a última chuva consistente ocorreu há três meses e o consumo só aumentou.

 

Nesta sexta-feira, o Saae fez alertas para possíveis problemas de abastecimento nas regiões do Cajuru, Iporanga Dois, Vila Haro e em catorze bairros atendidos pelos reservatórios Vila Barão e Terra Vermelha.

 

A situação das represas do Ferraz e Castelinho também é uma preocupação do diretor do Saae, principalmente por conta da falta de chuvas regulares. “Já são três meses desde a última chuva consistente. Em meados de julho tivemos uma chuva de 89 mm e mais nada. Só que o consumo, ou seja, a retirada de água bruta das represas, foi mantido e até aumentou por conta da demanda maior”, relatou Mauri, revelando preocupação.

 

Alertas pontuais diários

 

O diretor geral do Saae falou também da iniciativa da autarquia, em parceria com a Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura, de usar as redes sociais oficiais para lançar postagens de alerta sobre a tendência de desabastecimento de bairros ao longo do dia. “Conseguimos identificar essa tendência com alguma antecedência (entre uma hora e uma hora e meia) e providenciamos imediatamente a postagem desse alerta, exatamente para que as pessoas possam se precaver e, principalmente, colaborar evitando toda forma de desperdício de água. É uma prestação de serviço à população, que também disponibilizamos para a imprensa para que ela nos auxilie no trabalho de a informação chegar à população”, finalizou Mauri Pongitor.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Guarda Civil recupera ventiladores furtados de creche no Jardim São Guilherme

“Como traçar uma trajetória profissional de sucesso” e “Futuro do trabalho” são temas de lives da UNIP

Manga pede que Doria revogue fase vermelha aos fins de semana e feriados em toda a região

Troca de registro interrompe abastecimento em 17 bairros nesta 4ª feira

Facebook confirma que hackers roubaram dados de 29 milhões de usuários

Netflix lança trailer da terceira temporada de “Stranger Things”