11 de Setembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae desenvolve trabalho de combate e prevenção à dengue em suas unidades

Agência Sorocaba
Postado em: 17/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de colaborar com o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, e proteger seus funcionários, a equipe de Educação Ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) vem desenvolvendo já há alguns anos um trabalho de combate e prevenção à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, febre amarela, zika e chikungunya.

A ação desenvolvida abrange todas as unidades da autarquia, num total de 150 locais, incluindo Estações de Tratamento de Água (ETAs), Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), Centros de Distribuição de Água, poços artesianos, estações elevatórias de esgoto, estações elevatórias de água e bacias de contenção.

De acordo com Gláucia Cristini Franco, coordenadora da equipe, cada unidade da autarquia é vistoriada em sua totalidade, e objetos ou materiais que estejam acumulados ou que porventura sejam lançados em seu interior, são recolhidos, num trabalho preliminar de limpeza.

Na sequência, os locais em que seja detectado o acúmulo de água ocorre o tratamento necessário, com a aplicação de larvicida, cuja ação permanece por até dois meses, além de pastilhas de cloro, produtos que têm alto poder de desinfecção.

O trabalho desenvolvido inclui ainda a verificação de possíveis vazamentos, de água ou de esgoto nas unidades visitadas, que são imediatamente comunicados aos setores responsáveis, para as devidas correções.

As ações, que requerem atenção e dedicação dos servidores envolvidos, incluem 31 poços artesianos; 2 Estações de Tratamento de Água; 9 Estações de Tratamento de Esgoto; 33 Centros de Distribuição (reservatórios/caixas d’água); 51 estações elevatórias de esgoto; 3 captações de água bruta; 10 boosters (bombeamentos de água para as zonas altas); 2 unidades operacionais e administrativas; 6 bacias de contenção e 3 estações elevatórias de águas pluviais.

Compõem ainda a equipe de Educação Ambiental que desenvolve as ações de combate ao Aedes aegypti os servidores Luiz Augusto Asumpção, Jefferson de Oliveira e Vinícius Poppst, e as estagiárias Renata Tavares e Daniela Vanessa Vendramini.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba Indie Games: evento mensal reúne debate sobre jogos independentes

Irritado com multa, motorista desacata "amarelinho" e acaba sendo encaminhado à delegacia

Justiça autoriza quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro e Queiroz, diz jornal

Associação de bares e restaurantes diz que entrará na Justiça contra restrições do governo de SP

Prefeitura instala aparelhos de ginástica na Praça do Mineirão; foram instalados cinco aparelhos

Israel intensifica bombardeios em Gaza e prepara ofensiva terrestre