16 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae dá início à instalação de válvulas reguladoras 5ª feira; Abastecimento pode ser interrompido

Agência Sorocaba
Postado em: 12/05/2020

Compartilhe esta notícia:

Em mais uma ação do seu programa da redução de perdas, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba dá início na próxima quinta-feira (14) à instalação de uma série de dezenove válvulas reguladoras de pressão, que exigirá a interrupção momentânea, por três horas, do abastecimento nos bairros envolvidos.

De acordo com o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Gião Pongitor, “as regiões que receberão essas válvulas são aquelas em que detectamos pressões elevadas nas redes de distribuição, acima dos parâmetros ideais, e que como consequência apresentam índices maiores de ocorrências de vazamentos, e por meio dessas válvulas que vamos implantar será possível mantermos o sistema com as pressões adequadas e, desta forma, eliminarmos gradativamente as perdas”.

Conforme a programação estabelecida, no período das 6h às 9h da quinta-feira duas equipes da autarquia trabalharão simultaneamente em pontos distintos. Num deles, a válvula reguladora será instalada na rua Luiz Gonzaga Nascimento Filho, localizada no Conjunto Habitacional “Júlio de Mesquita Filho”, zona Oeste da cidade.

Para essa intervenção, a rede de distribuição de água que receberá o aparelho é a que abastece o bairro Wanel Ville 4 e o condomínio Villágio Torino, que terão a distribuição de água interrompida enquanto o trabalho estiver sendo realizado. No mesmo período, a segunda válvula reguladora de pressão será instalada na rua Horácio Cenci, interrompendo o abastecimento no bairro Campolim como um todo.

As outras duas válvulas reguladoras de pressão serão instaladas no período das 9h às 12h da quinta-feira, também com equipes que trabalharão de forma simultânea em dois pontos diferentes: na rua Antônio Bravo Placa, na zona Oeste, interrompendo o abastecimento no Wanel Ville 2; e na rua Carlos Alberto Brides, com interrupção da distribuição de água no Residencial Giverny.

Segundo explica o diretor operacional de água do Saae/Sorocaba, engenheiro Rodolfo Barboza, o programa de redução de perdas no sistema de distribuição da cidade vem executando ações de forma ininterrupta, “com uma primeira etapa já concluída recentemente, quando instalamos uma série de dezenove macromedidores, que nos permitirá definir o exato volume de água distribuída em determinada região ou bairro, para então confrontarmos com os números da macromedição, por meio dos hidrômetros instalados nos imóveis, facilitando assim a detecção de vazamentos e fraudes no sistema e a sua eliminação”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Eduardo Leite anuncia renúncia ao Governo do RS e sugere atuar nas eleições a presidente

Dini é eleito presidente da Câmara para o próximo biênio por 17 votos a 3

Crédito emergencial do Banco do Povo pode ser solicitado online

Em clima tenso, cracolândia tem tiro em guarda e megaoperação policial

Vereador cobra explicações sobre falta de insumos na rede municipal de saúde

GCM detém homem em flagrante vendendo drogas em praça na região do Éden