18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae anuncia que zonas altas da cidade estão com o abastecimento prejudicado

Arquivo
Postado em: 02/10/2020

Compartilhe esta notícia:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba está registrando novamente em seus gráficos um consumo exagerado de água por parte da população, que está apontando entre 40% e 50% além daquele considerado normal para a cidade. Como consequência desse comportamento, a autarquia divulgou nesta sexta-feira (02) que encontra dificuldades para fazer a distribuição nas zonas altas da cidade como um todo, devido à diminuição da pressão dinâmica provocada pelo alto consumo de água.

Atualmente, Sorocaba possui um total de 66 reservatórios distribuídos pela cidade, que juntos somam 105 milhões de litros de água. O desequilíbrio devido ao alto consumo está ocorrendo no sistema abastecido pela ETA Cerrado e não na região que passa pelo rodízio, compreendida pelo Éden/Zona Industrial, Aparecidinha e Cajuru.

Todo o processo de produção de água tratada, reservação e distribuição está sendo controlado por meio do sistema de telemetria da autarquia, que consegue operar pressões, entradas e saídas de água à distância e em tempo real, mas chega em alguns momentos em que o a pressão fica tão baixa, devido ao alto consumo, que o sistema não consegue suprir a demanda da população.

Recuperação e temperaturas mais baixas

Desta forma, é fundamental que a população volte a colaborar e passe a fazer uso da água com consciência, lembrando que o que está sendo desperdiçado neste momento vai contribuir para que haja interrupção do abastecimento no instante seguinte.

A expectativa da direção e corpo técnico da autarquia é que haja a recuperação do sistema entre a noite desta sexta-feira e a madrugada do sábado, visto que também está prevista a diminuição das temperaturas neste final de semana.

Capacidade total e ETA Vitória

Também de acordo com os gráficos da autarquia, a produção de água tratada, neste momento, está ocorrendo em sua capacidade máxima. Para um futuro próximo, até o final deste ano, situações como a que a cidade enfrenta neste momento serão minimizadas ou eliminadas, com a entrada em operação do novo sistema produtor de água tratada, a ETA Vitória Régia, que se encontra em fase final de obras, e que vai possibilitar a produção e distribuição de mais 750 litros de água por segundo para Sorocaba.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Coaves kids tem último encontro de 2020 neste sábado com desafios para a garotada

‘Com a doença indo embora, o logo-guará vai se aposentar’, afirma Guedes sobre fim da nota de R$ 200

Cade condena 11 empresas por cartel nos metrôs do DF e de São Paulo

Prefeito de Marília diz que não seguirá determinação do estado e manterá comércio aberto

Prefeitura de Sorocaba é parceira no projeto do Laboratório de Inovação da Câmara Municipal

Maravilhas do Lar anuncia inauguração de mais uma loja em Sorocaba