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Rua da Penha vai virar ‘calçadão’ de tráfego compartilhado entre pedestres e carros

Postado em: 10/05/2019

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Atualizado às 10h19

O presidente da Urbes, Luis Alberto Fioravante, anunciou que a rua da Penha virará em breve um ‘calçadão’ de tráfego compartilhado entre carros e pedestres. A informação foi dada em primeira mão durante entrevista ao vivo no Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema, nesta manhã de sexta-feira (10).

Fioravante defendeu que o experimento de alargamento da calçada feita na via, ocorrido entre fevereiro e março, teve resultados positivos. Com as faixas verdes priorizando o pedestre, o fluxo de pessoas transitando passou de 1,5 milhões/mês para 4 milhões/mês.

O presidente não divulgou data para o início do ‘calçadão’ e nem em qual trecho esta modalidade funcionará, mas afirmou que os estudos já estão concluídos.

A Prefeitura de Sorocaba realizou o teste entre 16 de fevereiro e 23 de março. Neste período, duas faixas paralelas foram pintadas de verde. Após este estudo finalizado, foram feitas novas sinalizações, com vagas para idosos, descida de estudantes, faixas para pedestres e as demarcações da Zona Azul.

A intervenção ocorreu no trecho entre os cruzamentos das ruas Miranda de Azevedo, Padre Luiz e Coronel Benedito Pires, em um total de 255 metros de extensão.

De acordo com a Prefeitura, a ampliação experimental das calçadas na rua da Penha, Centro de Sorocaba, chegou ao fim após 36 dias do projeto, com uma média de 22,6% de fluxo de pedestres somente na via estendida (faixa verde). Os dados foram obtidos em sistemas de contagem manual. Na contagem eletrônica, a média diária de pedestres que passou somente na área de ampliação é de 1.485, quase um terço do número médio das pessoas que circularam pela calçada, contabilizado em 4.950. O projeto foi realizado em 255 metros, entre os cruzamentos das ruas Miranda de Azevedo, Padre Luiz e Coronel Benedito Pires.

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Rua Penha pintada de verde

Além da contagem, foram realizadas pesquisas de avaliação da proposta e, principalmente, para obtenção de dados fundamentais sobre os pedestres que circulam por lá. O resultado parcial mostra que 70,6% gostaria que fosse permanente e 55,9% gostou do novo desenho da rua. Outra informação importante obtida reforça a importância do projeto, 60% das pessoas que circulam a pé pelo Centro chegaram até o local de transporte coletivo. Nas próximas semanas os dados completos da pesquisa serão divulgados.

Mesmo que parcial a avaliação a comissão responsável acredita que o projeto atingiu a meta que é dar prioridade ao pedestre. “Durante a intervenção, foram proibidos temporariamente o estacionamento em 17 vagas de carros. Se comparamos este número ao de pedestres, ele acaba sendo muito inferior. Além disso, o projeto promoveu em dois quarteirões características dos modernos e confortáveis centros de cidades que são referências no mundo, onde a população frequenta cafés, lanchonetes e lojas”, declara o secretário da Mobilidade e Acessibilidade, Luiz Alberto Fioravante.

O projeto de alargamento das calçadas deve atender a alta demanda de circulação de pedestres na rua da Penha, corroborando direta e indiretamente para a melhoria do espaço público, ambiental e econômica do espaço urbano, conforme está previsto no Plano Diretor da cidade. O projeto definitivo encontra-se em fase de execução.

As premissas do Programa de Alargamento de Calçadas consistem em desenvolver proteção, diversidade, versatilidade, atratividade, conectividade, resiliência e sustentabilidade. Juntos, eles corroboram direta e indiretamente para a melhoria do espaço público, ambiental e econômica do espaço urbano. Estes critérios estão implícitos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e mudam o conceito hierárquico da mobilidade, colocando o pedestre na posição mais importante das prioridades.

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