18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Rodrigo Manga questiona sobre falta de vacina BCG nas UBSs

Postado em: 22/07/2019

Compartilhe esta notícia:

O vereador Rodrigo Manga (DEM) está cobrando informações da Prefeitura de Sorocaba, via requerimento, sobre a falta de fornecimento da vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) pela rede pública de saúde, sobretudo aos recém-nascidos. Ele tem recebido reclamações de munícipes que querem saber quando haverá regularização do atendimento.

A vacina BCG, que consta no calendário de imunização como obrigatória, é responsável pela defesa do corpo contra a tuberculose, imunizando tanto crianças quanto adultos. “As doses são fornecidas pelo Ministério da Saúde, repassadas aos Estados e depois às prefeituras, mas há muitas pessoas em Sorocaba no aguardo. Apuramos que tem até fila de espera”, destaca o vereador.

É o caso Josuel Bruno Monteiro da Silva, 26 anos, morador da Vila Barão. Ele levou a filha recém-nascida à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde mora e foi informado que há possibilidade de a vacina voltar a ser distribuída daqui a dois meses. “Mas não deram certeza disso. Falaram que falta vacina em todos os postos de saúde de Sorocaba e em outras cidades. Anotaram meu endereço e que entrariam em contato depois. E, se chegar, a vacinação seria na UBS São Guilherme”, aponta.

As informações dão conta de que na rede particular ainda há doses disponíveis da vacina BCG. “Constatei isso também e estou preocupado. Uma vacina tão importante, mas que só tem na rede particular? No momento não tenho condições de comprá-la, infelizmente”, lamenta Josuel, que é motoboy, mas está desempregado.

“Nosso temor é exatamente quanto a essa possibilidade de risco à saúde das crianças. Queremos saber se há perigo para o público e qual o motivo dessa falta da vacina, bem como se há alguma alternativa para resolver esse problema o mais rápido possível”, finaliza o vereador.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Drive-Thru Solidário arrecada mais de mil cestas básicas para a campanha #AFOMENAOEFAKE

Pedro Massa apresenta o CD Todas as Modas de Cornélio Pires - veja a coluna de José Simões

Bolsonaro recua, alega risco de impeachment e diz que deve sancionar fundo eleitoral de R$ 2 bilhões

Campanha “Março Azul Marinho” conscientiza para prevenção do câncer colorretal

Homem é executado com tiro na cabeça em Brigadeiro Tobias

Serviço no aterro de inertes paralisado após mobilização de motoristas