Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Rodrigo Manga questiona sobre falta de vacina BCG nas UBSs

Postado em: 22/07/2019

Compartilhe esta notícia:

O vereador Rodrigo Manga (DEM) está cobrando informações da Prefeitura de Sorocaba, via requerimento, sobre a falta de fornecimento da vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) pela rede pública de saúde, sobretudo aos recém-nascidos. Ele tem recebido reclamações de munícipes que querem saber quando haverá regularização do atendimento.

A vacina BCG, que consta no calendário de imunização como obrigatória, é responsável pela defesa do corpo contra a tuberculose, imunizando tanto crianças quanto adultos. “As doses são fornecidas pelo Ministério da Saúde, repassadas aos Estados e depois às prefeituras, mas há muitas pessoas em Sorocaba no aguardo. Apuramos que tem até fila de espera”, destaca o vereador.

É o caso Josuel Bruno Monteiro da Silva, 26 anos, morador da Vila Barão. Ele levou a filha recém-nascida à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde mora e foi informado que há possibilidade de a vacina voltar a ser distribuída daqui a dois meses. “Mas não deram certeza disso. Falaram que falta vacina em todos os postos de saúde de Sorocaba e em outras cidades. Anotaram meu endereço e que entrariam em contato depois. E, se chegar, a vacinação seria na UBS São Guilherme”, aponta.

As informações dão conta de que na rede particular ainda há doses disponíveis da vacina BCG. “Constatei isso também e estou preocupado. Uma vacina tão importante, mas que só tem na rede particular? No momento não tenho condições de comprá-la, infelizmente”, lamenta Josuel, que é motoboy, mas está desempregado.

“Nosso temor é exatamente quanto a essa possibilidade de risco à saúde das crianças. Queremos saber se há perigo para o público e qual o motivo dessa falta da vacina, bem como se há alguma alternativa para resolver esse problema o mais rápido possível”, finaliza o vereador.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministro se omite sobre atuação de Bolsonaro na pandemia e irrita CPI

Governo de SP entrega a Ordem do Ipiranga a Sergio Moro, maior honraria do Estado

Transpetro já recolheu quase metade de óleo vazado de duto no Rio de Janeiro

PGR diz que crimes cometidos por Pezão continuavam sendo praticados

Guedes rebate Maia e promete medidas para crise do Coronavírus em 48 horas

Americana é encontrada morta em Paraty; polícia investiga